ABIQ
Notícias

Notícias > Pesquisas de Mercado

CONSUMO MUNDIAL DE LEITE deve crescer NOS PRÓXIMOS TRÊS ANOS
02/06/2009
Estudo global da Tetra Pak estima que o consumo de leite deverá crescer a uma taxa anual média de 2,2% até 2012, estimulado pelos mercados emergentes

LAUSANNE, Suíça (1º de Junho de 2009) – O consumo mundial de leite e outros produtos lácteos líquidos, como o creme de leite, leite aromatizado e leite condensado, deverá crescer a uma taxa anual média de 2,2% nos próximos três anos, de acordo com uma pesquisa publicada hoje pela Tetra Pak, líder mundial em soluções de processamento e envase de alimentos. A previsão foi incluída no ‘Tetra Pak Dairy Index’, um novo relatório sobre as tendências de consumo na indústria de laticínios, destinado a auxiliar os produtores de lácteos a identificar as oportunidades de crescimento.

De acordo com o ‘Tetra Pak Dairy Index’, em 2008 o consumo mundial de produtos lácteos líquidos atingiu o recorde de 258 bilhões de litros. Isto representa um aumento mundial de 1,6% em relação a 2007 – 4 bilhões de litros a mais. Nos últimos quatro anos, o consumo mundial de leite e outros produtos lácteos líquidos cresceu a uma taxa anual média de 2,4%, apesar da alta dos preços nos últimos dois anos, que fez com que os preços do leite subissem até 75% em alguns mercados, antes de se estabilizarem no final de 2008.
Segundo Dennis Jönsson, presidente e CEO do Grupo Tetra Pak, “O leite é um alimento básico, considerado mundialmente parte essencial de uma alimentação saudável e nutritiva para todas as idades. Nossa expectativa é de que duas tendências continuem a impulsionar o consumo mundial de leite nos próximos três anos: o crescimento contínuo dos mercados emergentes e a mudança em direção a um maior consumo de leite envasado. O leite envasado continua em crescimento, devido principalmente às questões de saúde e segurança, além do desejo por maior praticidade para atender aos estilos de vida de consumidores cada vez mais ocupados e em constante deslocamento.”
 
Os mercados emergentes são responsáveis por cerca de 96% do aumento mundial do consumo. Os principais líderes do crescimento da industrial mundial de produtos lácteos – 95,8% nos últimos quatro anos – são os mercados emergentes, como a Índia, Paquistão, China e Oriente Médio. Estes mercados estão vivendo hoje um crescimento acelerado do consumo de leite e outros produtos lácteos líquidos por conta do crescimento da população, aumento da renda familiar, novos hábitos alimentares e maior conscientização e oferta de produtos lácteos. Por exemplo, de 2005 a 2008, o consumo de produtos lácteos líquidos na China cresceu a uma taxa média de 13,4%, atingindo o recorde de 27 bilhões de litros em 2008. Este número aumenta para 39,4 bilhões de litros quando inclui as alternativas à base de soja e os produtos à base de arroz, nozes, grãos e sementes.
Estima-se que o leite envasado atinja 72% do consumo global até 2012. Um outro fator que leva ao crescimento, principalmente nos mercados emergentes, é a mudança significativa na forma como os produtos lácteos líquidos são envasados e consumidos. De 2005 a 2008, a participação do leite não embalado no mercado mundial caiu em 1,8%. Durante este mesmo período, a participação do leite UHT (leite que, antes de ser consumido, pode ser transportado e armazenado sem refrigeração) aumentou 3,2%.
A Tetra Pak estima que o consumo mundial de leite UHT irá crescer a uma taxa anual média de 5,2%, atingindo mais de 70 bilhões de litros em 2012. O consumo de leite envasado e outros produtos lácteos líquidos apresenta um crescimento mais acelerado do que toda a categoria e estima-se que atinja mais de 72% do consumo total mundial até 2012.
 
Sobre o Tetra Pak Dairy Index

O Tetra Pak Dairy Index é um relatório preparado para auxiliar os produtores de lácteos a identificarem novas oportunidades de crescimento, ao mesmo tempo em que oferece a todos os interessados na indústria informações sobre os mais recentes acontecimentos, números e tendências relacionados à indústria láctea mundial. Os dados presentes neste relatório são coletados a partir de várias fontes da Tetra Pak (relatórios internos e pesquisas externas) e analisados pelos especialistas em mercado lácteo da Tetra Pak. O relatório Tetra Pak Dairy Index também inclui a análise feita pela Tetra Pak sobre a indústria, com base em seu trabalho diário com os clientes de lácteos, governos, organizações não-governamentais e comunidades locais ao redor de todo o mundo, a fim de dar apoio a cada aspecto da cadeia de valor dos produtos lácteos.
 
SOBRE A TETRA PAK

A Tetra Pak é líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos. Trabalhando junto com fornecedores e clientes, fornece produtos seguros, inovadores e ambientalmente corretos que a cada dia atendem às necessidades de centenas de milhões de pessoas ao redor do mundo. Com mais de 20.000 funcionários e operando em mais de 150 países, a Tetra Pak acredita na gestão responsável e abordagem sustentável do negócio. O slogan “PROTEGE O QUE É BOM” reflete a visão de tornar o alimento seguro e disponível, em qualquer lugar. Acesse www.tetrapak.com.br.
 
CONTATOS PARA IMPRENSA
Tetra Pak
André Pascowitch
andre.pascowitch@ogilvy.com
(11) 3024-5882

Fonte: Tetra Pak

Voltar

Veja também:
 
  Commodities Agrícolas
 
  Diversos
 
  Mercado Internacional de Lácteos
 
  Mercado Nacional de Lácteos
 
Pesquisas de Mercado
 
  Varejo Internacional
 
  Varejo Nacional
 

Endereço: Praça Dom José Gaspar n° 30 - 10° Andar - Centro - São Paulo - SP
Tel/Fax: (11) 3259-9213 / 3259-8266 / 3120-6348 - Desenvolvimento: Interpágina