Nutrição e Gastronomia

Queijos ajudam a emagrecer

Com tudo que hoje se sabe sobre a ciência da nutrição, não é mais possível se falar que alimentos engordam. Nenhum alimento individualmente engorda ou emagrece, depende de como ele é inserido no conjunto da dieta alimentar. E quanto mais natural mais benéfico é o alimento.

Muita gente ainda fala erroneamente que as gorduras do queijo engordam, o que não faz mais sentido. “Gordura é necessária na dieta. Seu corpo e cérebro necessitam de gordura para serem saudáveis. Você come uma quantia normal de gordura quando come alimentos de verdade, como manteiga, azeite, ovos, castanhas e queijos”, afirma o Dr.Will Cloner médico neurofisiologista do Institute of Cognitive Science, em Lyon, na França, que por 2 anos estudou a fundo porque os franceses são magros apesar de comerem tantos queijos.

O que importa é que tipo de gordura se consome, e nos queijos as gorduras são as naturais do leite entre elas vários ácidos graxos trans como o ácido vacênico e o ácido rumênico, os quais tem efeitos benéficos sobre a saúde como prevenção de câncer, aterosclerose e ação imunológica. Os queijos são também a fonte mais rica de ácido linoleico conjugado (CLA), encontrado na gordura dos queijos de leite de vaca. Diversas pesquisa demonstram a ação benéfica do CLA sobre o organismo humano em especial a redução da gordura corporal, pelo aumento do gasto energético e pela inibição da enzima lipase, responsável pelo armazenamento da gordura corpórea.

Voltar

  Nutrição e Gastronomia
Queijos na Nutrição
  Queijos na Gastronomia

Endereço: Praça Dom José Gaspar n° 30 - 10° Andar - Centro - São Paulo - SP
Tel/Fax: (11) 3259-9213 / 3259-8266 / 3120-6348 - Desenvolvimento: Interpágina