Nutrição e Gastronomia
Queijos na Gastronomia Receitas

Quiche de Minas Frescal

Tipo de queijo: Minas Frescal

Ingredientes

Para a massa: 2 xícaras (chá) de farinha de trigo 150 g de manteiga gelada 5 colheres (sopa) de agua gelada 1 colher (chá) de sal
Para o recheio: 500 g de queijo minas frescal 2 colheres (sopa) de manteiga derretida 5 ovos 1 1/2 xícara (chá) de leite integral 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado 1 pitada generosa de noz-moscada ralada na hora 1 pitada de pimenta-do-reino (opcional) 1 colher (chá) de sal
Se desejar pode substituir a manteiga e o leite por 200g de creme de leite e pode acrescentar ervas frescas como uma mistura de salsinha e alecrim ou mesmo tomate seco em pedacinhos.

Modo de Preparo

• Corte a manteiga em cubinhos de cerca de 1 cm e coloque numa tigela com a farinha e o sal. Misture com as mãos, rapidamente, sem desmanchar a manteiga.

Junte as 5 colheres (sopa) de água e misture apenas até conseguir formar uma bola. (Evite trabalhar demais a massa, pois ela acaba ficando menos crocante. O segredo é deixar pontinhos de manteiga aparentes, sem serem incorporados à farinha)

Embrulhe a bola de massa em filme e/ou coloque num saco plástico e leve à geladeira de 2 até 24 horas. Retire a massa da geladeira e do filme e/ou do plástico. Se estiver muito dura, amoleça com o calor das mãos, trabalhando o mínimo possível. A massa deve ser mantida sempre gelada. Numa superfície lisa e enfarinhada, abra- a com um rolo e transfira a massa para uma forma de fundo removível de 20 cm de diâmetro. Cubra o fundo e as laterais, retirando as sobras. Aperte bem os cantos da massa para formar uma base sólida e uniforme.

Leve a forma com a massa à geladeira por mais 10 minutos. Enquanto isso, pre-aqueça o forno a 200 °C (temperatura média-alta). Fure a massa para não inflar e não quebrar quando assar. Leve ao forno por aproximadamente 20 minutos, até que esteja dourada. Enquanto isso prepare o recheio.

• Amasse o queijo-de-minas com um garfo. Numa tigela, bata bem os ovos Junte o leite, o queijo amassado, a manteiga derretida (pode ser no micro-ondas) e mexa até a mistura ficar homogênea. Tempere com noz-moscada, pimenta-do-reino e sal e as ervas ou o tomate, se desejar.

Coloque o creme de ovos que fica bem líqudo na massa pré assada. Por último, polvilhe com o parmesão.

• Leve a torta ao forno para assar por 50 minutos a 1 hora, até que a superfície fique dourada. Retire do forno e deixe esfriar e firmar por 15 minutos antes de servir. Se preferir, sirva à temperatura ambiente. Para aquecer a quiche, cubra com papel-alumínio e leve ao forno preaquecido por 15 minutos.

Rendimento: 8 porções

Fonte: Panelinha

Voltar a página anterior - Ver todas as receitas

  Nutrição e Gastronomia
  Queijos na Nutrição
Queijos na Gastronomia

 

Endereço: Praça Dom José Gaspar n° 30 - 10° Andar - Centro - São Paulo - SP
Tel/Fax: (11) 3259-9213 / 3259-8266 / 3120-6348 - Desenvolvimento: Interpágina