Receitas e Dicas

Categorias

Queijos

Dicas

Como Montar um Queijo e Vinhos

Ingredientes
 
Um costume muito comum entre os brasileiros é reunir a família e os amigos para degustar queijos. Porém, a maioria das pessoas não sabe ou tem dúvidas de como montar uma degustação de queijos e qual a porção indicada para cada pessoa. A dica para preparar é calcular 150gr por pessoa e selecionar cinco ou seis tipos do produto, preferindo sempre aqueles que agradam a maioria dos convidados. Pães neutros, frutas frescas e secas também são ótimos complementos para acompanhamento.
 
Modo de Preparo
 
Para apreciar uma boa degustação, os participantes devem iniciar pelos queijos de sabor mais suave, deixando por último os mais pronunciados.

Como a variedade de queijos é muito grande, fica a critério de cada anfitrião escolher a seleção dos que mais lhe agradem. Entre os queijos mais procurados para essas ocasiões estão o Brie, Camembert, Emental, Fondue, Gorgonzola, Gouda, Gruyére, Parmessão e Provolone”

Os queijos escolhidos devem ficar dispostos em tábuas (sem a embalagem original):

1. Queijos suaves de massa macia: Estepe, Esférico, Gouda, Edam ou Saint Paulin
2. Queijos de mofo branco: Camembert ou Brie
3. Queijos de olhaduras tipo suiços: Gruyère, Emental ou Maasdamer
4. Queijo de massa filada: Provolone
5. Queijos duros, de sabor mais picante: Parmesão, Reino
6. Queijos de mofo azul: Gorgonzola, Roquefort

Para facilitar o corte dos queijos e orientar os convidados, coloque ao lado de cada tipo dois a três pedaços cortados.

O ideal é deixar uma faca para cada tipo, para não interferir nos sabores e aromas. É importante que as facas sejam de gume liso, nuca de serrilha, para facilitar o corte e não danificar o queijo. “O mais correto é seguir o formato do queijo, assim haverá distribuição igual da massa para todos. É bom tirar os queijos da geladeira 30 minutos antes de servir, para que eles adquiram sua textura e sabor original”, acrescenta Silmara.

Para incrementar a mesa sirva pães neutros (baguete, pão italiano, preto ou de centeio) e torradas, que são ideais para acompanhar os queijos mais cremosos. Evite os pães recheados ou temperados, como os de alho e lingüiça, para não interferir no sabor dos queijos. As frutas frescas (pêra, maçã e uvas) e secas (passas, damascos e cerejas) também são ótimas para serem degustadas com os queijos. 

O ideal é que talheres, pratos, copos e guardanapos sejam arrumados à parte, num canto da mesa ou em uma bancada auxiliar. Além da praticidade, isso torna a degustação mais sofisticada. Mas caso prefira algo mais informal, corte os queijos em pequenos pedaços no formato original e sirva com palitos. Mais cuidado para que eles não fiquem encostados uns nos outros para não interferir no sabor. É melhor colocá-los em pequenas tábuas separadas.

Para dar um ar mais europeu à mesa, enfeite com bandeirinhas de países como França, Itália e Dinamarca.
Fonte: ABIQ


Voltar

ABIQ Associação Brasileira das Industrias de Queijo

Praça Dom José Gaspar, Nº 30, 10º andar
01047-901 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 3259-9213 / 3259-8266 / 3120-6348