Receitas e Dicas

Categorias

Queijos

Dicas

Como conservar Queijos

04, maio, 2021

Aprenda a manter seu queijo sempre fresquinho!

É natural abrirmos um queijo e muitas vezes não consumí-lo de uma vez só.  Para manter seu queijo sempre fresquinho é bom tomar cuidados na hora de armazená-lo. Aí vão umas dicas. Mas lembre-se sempre observe o prazo de validade indicado pelo fabricante a embalagem.

Queijos suaves como Prato, Mussarela e Estepe

 
Após abertos devem ser envolvidos em papel filme e consumidos em média em até 7 dias. Se o pedaço de queijo estiver dentro do prazo de validade original, mas aparecer pequenos pontos de mofo na superfície é possível retirar somente os pequenos pontos de mofo superficial. O restante do queijo estará próprio para consumo.
 

Queijos frescos como Minas Frescal, Ricota, Cottage e Mussarela de Búfala

 
Têm muita umidade e por isso, devem ser colocados à mesa perto da hora de consumir. Depois, devem retornar à geladeira o mais rápido possível. No caso específico do Minas Frescal, é aconselhável retirar o soro acumulado na embalagem ou no recipiente. Guarde-tampado. Os demais queijos também devem ser embalados em papel filme ou guardados em recipiente fechado para não ressecar.
 

Queijos de mofo azul como o Gorgonzola

 
Também precisam ser envolvidos completamente em papel filme ou papel alumínio. Assim você manterá a cremosidade do queijo e prolongará sua vida útil. Consumir em média em até 7 dias depois de aberto.
 

Queijos de mofo branco,

 
São os que têm aveludada crosta branca na superfície. Após abertos devem ser envolvidos novamente no papel branco original em que veem embrulhados. Este papel especial tem micro poros que protege e mantém intacta a aveludada crosta branca. Retorne o queijo à geladeira e consuma em até 7 dias. É natural que o mofo branco vá se espalhando pela superfície da massa do queijo. É natural também que o queijo vá ficando de sabor mais forte e amonicial e a casca mais alaranjada. Há quem goste.
 

Queijos duros e maturados, como Parmesão, Reino e Provolone

 
Precisam ser mantidos em local fresco e arejado durante o prazo de validade. Se o ambiente for muito quente ou se você quiser uma conservação mais longa, mantenha-os na geladeira. Após consumir, envolva em papel filme. Por serem queijos sem umidade, o prazo de consumo pode ser maior após serem abertos. Em lugares muito quentes, apresentam oleosidade.
 

Fundidos e processados

 
Podem ser guardados fora da geladeira se forem vendidos assim. Já os que são vendidos em gôndolas climatizadas precisam também ser refrigerados quando chegar em casa. 


Voltar

ABIQ Associação Brasileira das Industrias de Queijo

Praça Dom José Gaspar, Nº 30, 10º andar
01047-901 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 3259-9213 / 3259-8266 / 3120-6348