Ações da ABIQ

ABIQ defende até o último momento setor queijeiro no Acordo Mercosul e União Europeia

03, julho, 2019

Em semana histórica para o setor lácteo brasileiro, a ABIQ defendeu até o último momento o setor queijeiro nacional, participando de 24 a 28 de Junho, em Bruxelas, das reuniões finais sobre o Acordo Mercosul e União Europeia.

Da esquerda para a direita:   Carlos Hegg, Fabio Scarcelli, ministra Tereza Cristina e Paulo Hegg
 
Fabio Scarcelli, presidente da entidade, foi o interlocutor das reinvindicações brasileiras no que tange as negociações referentes ao comércio bilateral de queijos entre os dois blocos. 
 
Houve um esforço que já vem há anos sendo feito pela ABIQ, para proteger a indústria nacional de queijos visando minimizar os impactos de uma abertura incondicional do setor para produtores europeus altamente competitivos.
 
O setor lácteo foi um dos poucos que conseguiu uma desoneração gradual de 10 anos. Em outros setores a desoneração será imediata a partir da vigência do acordo. A diminuição da cota de queijos desonerados foi uma batalha difícil mas os europeus cederam em suas propostas.  A cota final de queijos importados da EU livre de impostos ficou restrita a 30 mil ton/ano para o Mercosul, volume que só será permitido após 10 anos de vigência do acordo.
 
 
 
Outra vitória foi conseguir que os queijo Mussarela, Gouda, Edam, Brie, Camembert e Provolone fossem reconhecidos como designações genéricas o que lhes permitirá continuar sendo usados livremente no Mercosul. O queijo mussarela ficou protegido da importação desonerada.
 
Já para os queijos Gruyère, Grana, Parmesão e Gorgonzola as restrições que a EU gostaria de impor eram mais severas. Desejavam a proibição da utilização dessas designações (“Phase Out”). Ao final conseguiu-se no acordo a cláusula “Grandfather” para os queijos Gruyére, Grana (data de corte 2012), Gorgonzola e Parmesão (data de corte 2017) a qual garantirá a utilização das designação pelas indústrias que já tenham registro anterior a essas datas.
 
As tarifas de desoneração e as cotas (em toneladas) a serem beneficiadas são: 
 


Voltar

ABIQ Associação Brasileira das Industrias de Queijo

Praça Dom José Gaspar, Nº 30, 10º andar
01047-901 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 3259-9213 / 3259-8266 / 3120-6348