Ações da ABIQ

Fabio Scarcelli presidente da ABIQ foi entronizado membro da Confraria Internacional de Queijeiros

27, agosto, 2019

 
Fabio Scarcelli presidente da ABIQ foi entronizado membro da Confraria Internacional de Queijeiros no último dia 15 de agosto, em evento do Capítulo Primeiro da Guilde Internacionale de Fromagers em solenidade no Jocquei Club de São Paulo, promovido sob o patrocínio da Polengui.
 
A Guilde Internationale de Fromagers é uma organização sem fins lucrativos, criada em 1969, na França, associada à Confrarie de Saint Uguzon, que tem como propósito transmitir o saber queijeiro. Ela reúne pessoas relacionadas às cadeias da produção leiteira no mundo inteiro. Desde sua fundação até o final de 2018, a organização entronizou 6.999 membros de 33 países, que para fazerem parte deste grupo seleto precisam ter uma trajetória comprovada de dedicação profissional à cadeia.
 
Fabio Scarcelli recebeu a honraria por sua longa história de dedicação ao setor queijeiro. Nascido em São Paulo convive com indústria de queijos desde a tenra idade pois, seu avô materno já produzia queijos antes do seu nascimento. Criança visitava as fábricas no sul de Minas Gerais e ainda lembra quando os resfriadores de cascata derramavam sobre os tanques de fabricação de minas frescal, o mais perfumado leite da região. Lavar os queijos que chegavam em São Paulo acondicionados em “jacas de bambu” em caminhões cobertos de folhas de bananeira e poeira soa como inacreditável nos dias de hoje, mas fez parte de sua história.
 
Ingressou na Faculdade de Engenharia Industrial FEI   Em paralelo seu pai, com o segundo filho, iniciaram nos anos 80 a construção de uma fábrica de queijos em Cambuí MG. Esse laticínios com a marca HELOISA deu continuidade à produção de queijo Gorgonzola no Brasil, com a tecnologia trazida pela família dinamarquesa dos Godtfredsen. Com o crescimento da indústria Fabio retornou aos negócios da família, deixando a carreira de engenheiro.
 
A empresa foi vendida em 2008 para o Grupo Vencedor, mas ele ficou responsável pela área comercial de lácteos do grupo até 2012. Nesse mesmo ano, passou a colaborar com a Barbosa &Marques (Queijos Regina) até 2014, quando assumiu em caráter a presidência da ABIQ.
 
Foi em 1988 um dos fundadores da Associação Brasileira das Indústrias de Queijo ABIQ bem como já havia presidido a entidade de 1992 à 1996, de 2004 à 2008 e desde 2014 está à frente da entidade.
 
Presidiu também a Federação Panamericana de Leite FEPALE entre 1992 e 1996.


Voltar

ABIQ Associação Brasileira das Industrias de Queijo

Praça Dom José Gaspar, Nº 30, 10º andar
01047-901 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 3259-9213 / 3259-8266 / 3120-6348