Apesar das dificuldades impostas pela pandemia, a ABIQ continua bastante ativa em suas ações em prol de seus Associados.
Além de constantes reuniões de atualização sobre o andamento da oferta de leite e de dados de mercado, feitas online e com a presença de dezenas de Associados Queijeiros e Afins, do Brasil todo, a entidade está agindo em diversas frentes.
A ABIQ juntamente com outras entidades do setor, tais como Viva Lácteos CNI/Coagro, G100 e Sindleite São Paulo entre outras, tem acompanhado de perto, através de sua consultoria Fiscal, todo o desenvolvimento das discussões sobre a reforma tributária em andamento. O tema é extremamente impactante para o setor de queijos dadas, as conquistas obtidas anteriormente, e atinge toda nossa cadeia de produção e comercialização. A ABIQ está atuante e tem mantido a todos informados sobre o andamento das reformas.
No Regulatório vale a pena destacar as conquistas junto ao MAPA do uso da Gordura de Filagem de Queijos, a permissão para a Maturação de Queijos em embalagem Secundária e a legislação para a manutenção da temperatura no silo de 7ºC para leite de até 300.000 UFC no silo, e a aprovação dos RTIQs dos queijos provolone, meia cura, cream cheese e sobremesas lácteas e principalmente as Atualizações do RIISPOA conforme pleitos dos Associados.
Também está trabalhando num relatório sobre os impactos positivos para o setor pela participação dos Associados nas assinaturas dos Termos de Compromisso da Logística Reversa diante as adesões do setor queijeiro ao programa da CETESB SP para dar destino à logística reversa de embalagens.
E na área de Comunicação, iniciou um projeto de impulsionamento dos Benefícios Nutricionais dos queijos através das redes sociais visando dar maior visibilidade aos importantes valores nutricionais dos leites.