Notícias

Longa vida

18, agosto, 2012

A Indústria de Leite Longa Vida projeta para 2012, crescimento das vendas do produto entre 3,5% e 4%, em relação a 2011, quando o incremento foi de 6,7%. A redução de ritmo decorre dos respingos da crise mundial na economia brasileira, de acordo com avaliação de Laércio Barbosa, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Leite Longa Vida (ABLV). "A tendência é que o segundo semestre recupere o primeiro, marcado por um certo desânimo", afirmou Barbosa durante evento que comemorou os 18 anos da entidade, ontem em São Paulo. Nas contas do dirigente, o volume de vendas até o fim de 2012 deverá chegar a 6 bilhões de litros, ou R$ 12 bilhões. Ele reforça sua expectativa baseado na presença do leite longa vida (UHT) em 87% dos lares brasileiros. "No início dos anos 1990 não chegava aos 10%".
O presidente da ABLV aposta no aumento do consumo no Nordeste, considerada a nova fronteira para o segmento de lácteos. A associação registrou um crescimento de 5 pontos percentuais nos últimos cinco anos, em especial no Ceará e Pernambuco. Hoje, a região ainda responde por apenas 10% (3 bilhões de litros) da produção nacional. "Mas este cenário vai mudar em breve", prevê. A transformação será semelhante à que ocorreu em outras bacias leiteiras no passado, como Goiás, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, que se incorporaram às tradicionais produções de Minas Gerais, São Paulo e Paraná. Mesmo otimista,Laércio Barbosa não descarta as dificuldades encontradas pelo segmento, em especial, o aumento nos custos da atividade leiteira. "As recentes altas de milho e soja têm sido um problema e tanto para o pecuarista".
 

Fonte: Selectus 4018, 18/08/2012,Valor Econômico

Voltar

ABIQ Associação Brasileira das Industrias de Queijo

Praça Dom José Gaspar, Nº 30, 10º andar
01047-901 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 3259-9213 / 3259-8266 / 3120-6348