Notícias

Gorduras: mercado segue em alta

03, março, 2017

O mercado de gorduras apresentou novas elevações de preços para todos os produtos monitorados pelo MilkPoint Mercado.
Este aquecimento está associado, principalmente, ao aumento de consumo de produtos derivados da gordura láctea em nosso mercado (e no mercado mundial, de forma mais abrangente), e à menor oferta de gordura no mercado.

O preço do creme de leite a granel fechou a média a R$21,4/kg de gordura contida, sendo 9,2% maior em relação a janeiro/17.

A respeito do maior consumo da gordura láctea, deve-se as mudanças nos hábitos alimentares do consumidor brasileiro e no mundo. Isso porque a gordura de origem animal apresenta aspectos de maior saudabilidade em relação às gorduras vegetais, por conta da presença de gorduras saturadas, que aumentam colesterol bom (HDL) e não alteram os níveis do que é associado aos riscos de doenças cardiovasculares (LDL).

No varejo, também fica evidente que o consumo da manteiga está se destacando em relação ao do produto de origem vegetal. Segundo dados da FIPE (gráfico 4), os valores da manteiga comparados com as últimas quatro semanas apresentaram alta de 2,83%, enquanto que os da margarina caíram 2,17%.

Outro fato interessante é que nos últimos três meses, os preços do creme de leite a granel ficou mais valorizado dos que as cotações da manteiga (gráfico 5). Informantes do levantamento MilkPoint Mercado, indicaram que este fato é reflexo da maior procura de outros produtos que também utilizam a matéria-prima creme de leite, principalmente o requeijão. Alguns vendedores de gordura deixaram de disponibilizar seu excedente no mercado destiná-lo a própria produção de requeijão.

Fonte: Milkpoint

Voltar

ABIQ Associação Brasileira das Industrias de Queijo

Praça Dom José Gaspar, Nº 30, 10º andar
01047-901 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 3259-9213 / 3259-8266 / 3120-6348