Notícias

Apuração dos Custos na indústria de laticínios

24, maio, 2017

 

Os laticínios são produtos gerados a partir do leite como matéria prima. Acontece que muitos produtos podem surgir a partir desse ingrediente, o que pode gerar uma alteração em sua tributação. Aqui, falaremos sobre a apuração dos custos na indústria de laticínios.
A partir do leite é possível gerar inúmeros produtos finais: queijo, manteiga, coalhada, iogurtes etc.
Esse tipo de produção, em que a matéria prima resulta em diferentes tipos de produtos é chamada de produção em conjunto. Para cada tipo de produção existe um diferente custo, e sendo o leite um produto tão dinâmico, a apuração dos custos na indústria de laticínios se torna também mais complexa.
Mas, o controle dos custos é de suma importância para que a produção ocorra de maneira saudável, por isso é de extrema necessidade que se conheça como eles acontecem.
Apuração dos custos na indústria de laticínios
O método mais tradicional para obter controle sobre a apuração dos custos na indústria de laticínios é o calculo unitário das atividades. Para que se consiga chegar a uma apuração devida, devem-se analisar três pontos:

1. Mão de obra;
2. Materiais (matéria-prima, embalagens e materiais secundários);
3. Custos gerais de fabricação (energia elétrica, manutenção, depreciação de maquinário etc).

Com a análise desses três pontos será possível calcular uma devida apuração dos custos na indústria de laticínios. Para facilitar, o ideal é que se crie uma tabela referente aos custos gerais, com todas as informações citadas anteriormente.
Você deverá dividir o seu cálculo nos seguintes aspectos:
Tipos de custos Diretos: são custos que dizem respeito direto a produção em questão, como quantidade de matéria prima, mão de obra, frete, horas de produção etc.
Tipos de custos indiretos: custos que não estão diretamente ligadas à produção, como aluguel e manutenção.
Com esses dados, você terá com mais clareza informações a respeito da apuração dos custos na indústria de laticínios.
Criação e manutenção de animais: acréscimos à apuração de custos
Se você também cria os animais de onde o leite é extraído, perceberá um acréscimo considerável no resultado de sua apuração dos custos.
Isso porque a qualidade de um produto a base de leite está intimamente ligado à qualidade da extração da matéria prima. Animais vacinados, condições de higiene, armazenamento.tudo isso tem a ver com a qualidade do derivado de leite. E consequentemente, tudo isso gera custos maior para o produtor.
Conhecer como realizar a apuração dos custos na indústria de laticínios é muito importante. O controle de custos é essencial para que você mantenha o ritmo e a qualidade de sua produção.
É importante que você realize esse controle, e mantenha a apuração em dia. Assim, você consegue ter uma visão mais ampla do funcionamento de sua empresa, os gastos e os ganhos referentes a seu trabalho.
Entenda como funciona a apuração dos custos na indústria de laticínios, e mantenha sua empresa em pleno funcionamento, organizada e com a devida qualidade para o cliente final.
 

Voltar

ABIQ Associação Brasileira das Industrias de Queijo

Praça Dom José Gaspar, Nº 30, 10º andar
01047-901 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 3259-9213 / 3259-8266 / 3120-6348