Notícias

Cade aprova compra da linha de leite UHT da Nestlé pela Laticínios Bela Vista

24, outubro, 2019

A compra da linha de UHT, pelo Laticínios Bela Vista (dona da marca Piracanjuba), do capital social da Nestlé foi aprovada nesta terça-feira (22/10) pela Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Em agosto, a Nestlé Brasil e o Laticínios Bela Vista, anunciaram um acordo que firma parceria entre as duas empresas para a produção e distribuição de leite UHT no país. Por meio desse acordo, a Nestlé licenciou as suas marcas Ninho e Molico, exclusivamente para o segmento de leite líquido no Brasil, para o Laticínios Bela Vista, por um período de dez anos. O objetivo da parceria é que os donos da marca Piracanjuba acelerem a expansão do segmento UHT no país a partir de sua reconhecida expertise no mercado de leites e posicionem as duas marcas icônicas da Nestlé como líderes também nessa categoria.

A análise do Cade se concentrou no segmento de leite dos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, mas a aquisição não levou a um domínio superior a 30% desses mercados. “A operação é incapaz de suscitar problemas concorrenciais, podendo ser aprovada sem restrições”, ressaltou o órgão antitruste.

Com base nesse parecer, o negócio não precisará ser enviado para julgamento no tribunal do Cade. A transação já obteve aval e poderá ser concluída. Segundo a Nestlé, “a operação pretendida está em linha com sua estratégia global de revisão de seu portfólio de produtos, dentro de seu atual plano estratégico”.

“Conclui-se que a presente operação não suscita preocupações concorrenciais”, enfatizou a superintendência do Cade.

Pelo acordo entre as empresas, o Laticínios Bela Vista assumirá as unidades da Nestlé que hoje produzem os leites UHT, aproveitando, assim, as linhas já instaladas e, principalmente, absorvendo os funcionários dessas localidades: Três Rios (RJ) e Araraquara (SP) e parte da fábrica de Carazinho (RS). Dessa forma, os colaboradores da Nestlé que atuam nesses núcleos serão transferidos para a nova empresa e contribuirão para as estratégias de crescimento e aceleração dos negócios no setor.

Fonte: Jornal Valor Econômico, 23 out, 2019

Voltar

ABIQ Associação Brasileira das Industrias de Queijo

Praça Dom José Gaspar, Nº 30, 10º andar
01047-901 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 3259-9213 / 3259-8266 / 3120-6348