Notícias

ABIQ, ABLV e Sindleite participam do Sistema de Logística Reversa de Embalagens em Geral do qual seus Associados podem se beneficiar.

07, janeiro, 2020

Participam do Sistema de Logística Reversa de Embalagens em Geral 52 sindicatos/associações, 27 operadores, 12 cooperativas e 1.002 empresas. O Sistema é uma solução conjunta da indústria e do setor de reciclagem para adequação às regulamentações legais com responsabilidade socioambiental, utilizando-se de tecnologia, transparência e escala para diminuir o custo sistêmico. Para oficializar o processo, foi firmado em maio de 2018, com a Secretaria de Meio Ambiente (SMA) e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Termo de Compromisso de Logística Reversa de Embalagens em Geral (TCLR), que simboliza o compromisso das entidades signatárias, bem como das empresas aderentes ao Sistema, na melhoria  da gestão das embalagens após o uso pelo consumidor e o adequado cumprimento da legislação ambiental. 

Próxima concorrência para aquisição de certificados de reciclagem
 
Será dia cinco de fevereiro de 2020, na FIESP. As empresas tem prazo até o dia 31 de janeiro de 2020 para aderir a concorrência que pode ser feita através do  o site: https://concorrencia.nhecotech.com. Já ocorreram seis Concorrências de Certificados de Reciclagem e seus resultados podem ser observados no endereço eletrônico https://concorrencia.nhecotech.com/resultados. Os sistemas são melhor executados no navegador Google Chrome.
 
Passo a passo para participar do TCLR
 
TCLR é o Termo de Compromisso de Logística Reversa, celebrado com a CETESB.
 
a)     Primeiro a empresa faz a adesão ao termo, encaminha ao Sindleite que por suas vez remete ao Sistema. Este, por sua vez, ao final de cada mês, informa a CETESB no Plano de Logística Reversa, as adesões de novas empresas, operadores, associações e sindicatos para fins de atualização de dados junto àquele órgão.
b)     A segunda fase é calcular a massa de embalagens que a empresa vendeu no território paulista, que pode contar com auxílio da empresa certificadora do Sistema com ou sem assinatura de termo de confidencialidade das informação, dependendo da decisão da empresa.
c)      A terceira fase é a participação da empresa na  concorrência por meio de termo de participação, conforme edital de Concorrência enviado previamente, que a partir de agora poderá ser gerado de forma digital diretamente no site da empresa certificadora.
d)     Após a realização da Concorrência, a empresa certificadora emitirá fatura/boleto com os valores resultante da concorrência com prazo de pagamento de 40 dias para aquelas empresas que decidiram participar da Concorrência.
e)     Efetivado o pagamento, o Sistema terá 15 dias para emissão do certificado de reciclagem (CRE). Importante: O Certificado é individualizado por CNPJ, portanto, no Termo de participação, a empresa terá de fazer a indicação de todas as unidades (matriz e filiais).
f)      Todo final de mês o Sistema atualiza o relatório anual à CETESB que contém as empresas aderentes que comprovaram a meta da logística reversa no ano em referência.
 
IMPORTANTE:
 
a)     Somente empresas associadas à Sindicatos, Associações ou Intervenientes anuentes podem aderir ao Sistema.
b)     A simples adesão da empresa não é comprovação de atendimento às obrigações, principalmente ao cumprimento de metas da logística reversa.
 
Sindleite, ABIQ e ABLV participam do Sistema de Logística Reversa de Embalagens em Geral
 
Participam 52 sindicatos/associações, 27 operadores, 12 cooperativas e 1.002 empresas. O Sistema de Logística Reversa de Embalagens em Geral é uma solução conjunta da indústria e do setor de reciclagem para adequação às regulamentações legais com responsabilidade socioambiental, utilizando-se de tecnologia, transparência e escala para diminuir o custo sistêmico. Para oficializar o processo, foi firmado em maio de 2018, com a Secretaria de Meio Ambiente (SMA) e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Termo de Compromisso de Logística Reversa de Embalagens em Geral  (TCLR), que simboliza o compromisso das entidades signatárias, bem como das empresas aderentes ao Sistema, na melhora da gestão das embalagens após o uso pelo consumidor e, o adequado cumprimento da legislação ambiental. CLIQUE AQUI para saber mais.
 
Tudo que você precisa saber sobre Logística Reversa
 
Recomendamos ler o artigo no Blog da Eureciclo que descreve de forma didática a definição de logística reversa e as obrigações das empresa perante a legislação brasileira. CLIQUE AQUI para ter acesso ao artigo.
 
Cadastro técnico Federal (CTF)
 
Uma obrigação legal dos laticínios é o CTF que é registro obrigatório de quem tem atividades passíveis de controle ambiental. O fato de a empresa estar cadastrada vai gerar uma cobrança trimestral da taxa. Em São Paulo, uma das exigências da Cetesb, no momento da renovação da licença de operação, é o CTF. Uma dúvidas que procuramos esclarecer foi como enquadrar um posto de captação de leite cru, para fins de enquadramento da faixa de contribuição. De acordo com o Dejur/Fiesp, a capacidade operacional poderá ser verificada pelas notas fiscais de transferências do leite ou pelas notas fiscais de compra do produto. CLIQUE AQUI para conhecer as instruções do Ibama sobre o cadastro. 
 
Semear - O Lixo Gerando Oportunidades
 
O evento foi realizado na capital paulista dia 28 de novembro pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Houve o lançamento do Painel de Resíduos Sólidos, Projetos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT na área de resíduos sólidos. Trata-se de uma plataforma virtual que traz um estudo e mapeamento do tratamento dos resíduos sólidos em todos os municípios paulistas. CLIQUE AQUI para acessar a interface.
 
Qual o futuro da logística reversa no Brasil

 

Este foi o tema de evento organizado pela empresa Eureciclo no dia cinco de dezembro, no Auditório do Google for Startups Campus, em São Paulo. Além de palestras houve uma mesa de debates, com a participação de representante do Ministério Público, diversas palestras e apresentação de resultados em relatório de desempenho da Eureciclo 2018/2019. Destacamos do relatório os principais números: entre julho de 2018 e junho de 2019 a Eureciclo foi responsável por certificar 93 mil toneladas, sendo 5,5 mil toneladas de metal, 6,6 mil toneladas de vidro, 11,6 mil toneladas de plástico, 14,1 mil toneladas de papel e 55,1 mil toneladas de vidro retornável. CLIQUE AQUI  para conhecer o relatório completo.

Voltar

ABIQ Associação Brasileira das Industrias de Queijo

Praça Dom José Gaspar, Nº 30, 10º andar
01047-901 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 3259-9213 / 3259-8266 / 3120-6348