Notícias

Cinco maiores redes fazem 41% do mercado de supermercados

30, junho, 2008

O forte processo de consolidação no setor supermercadista fez com que as cinco maiores redes do País saíssem de uma participação de 34% do mercado, em 2002, para 41% no último ano

O forte processo de consolidação no setor supermercadista fez com que as cinco maiores redes do País saíssem de uma participação de 34% do mercado, em 2002, para 41% no último ano, segundo dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Só as três gigantes, Carrefour, Pão de Açúcar e Wal-Mart, detêm 39% do setor. Apesar disso, o Brasil está longe de atingir o nível de concentração de países da Europa, como Inglaterra, em que as cinco maiores dominam 80% do mercado. Segundo Sussumu Honda, presidente da Abras, ainda não é possível falar em concentração. "Em função das dimensões continentais do País, qualquer processo de consolidação é menor e mais lento", diz. E um fator determinante tem minado as estratégias das grandes redes rumo à criação de uma gigante nacional: o crescimento das redes regionais, a partir de R$ 500 milhões em faturamento.
Fonte: Selectus 3018, de 30/06/2008, Gazeta Mercantil

Voltar

ABIQ Associação Brasileira das Industrias de Queijo

Praça Dom José Gaspar, Nº 30, 10º andar
01047-901 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 3259-9213 / 3259-8266 / 3120-6348