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Danone fará campanha de iogurte que promete 50% das necessidades de cálcio

24, fevereiro, 2011

Quando Activia, da Danone, foi lançado, em 2004, o brasileiro consumia cerca de quatro quilos de iogurte ao ano.

Quando Activia, da Danone, foi lançado, em 2004, o brasileiro consumia cerca de quatro quilos de iogurte ao ano. Na época, o produto focado em mulheres e com apelo funcional deu uma chacoalhada no mercado. Ajudou o consumo anual per capita subir aos atuais 6,4 quilos. Mas o bom desempenho nas vendas também trazia o risco de a Danone ter 25% do faturamento dependente de um só produto. A resposta veio, basicamente, em duas etapas: no ano passado a empresa decidiu ampliar a linha Danoninho e agora prepara o lançamento do Densia, um iogurte que promete suprir metade das necessidades diárias de cálcio com apenas um potinho do produto. O Densia chega dia 17 de março ao mercado com grandes expectativas: conseguir o mesmo que Activia, ou seja, aumentar em 50% o consumo per capita de iogurtes do brasileiro - e também reduzir a dependência da Danone da marca trazida há sete anos. "Hoje, essa média de consumo de 6,4 quilos ao ano dá o mesmo que meia colher de iogurte por dia - o que é muito pouco", diz Ricardo Vasques, diretor de marketing da Danone Brasil. Segundo ele, o consumo na Holanda e na França é cinco vezes maior que o brasileiro. Na Espanha, é quatro vezes maior. Na Argentina, o consumo - em queda por conta da crise - é ainda bem acima do brasileiro: 15 quilos por ao para cada habitante. A Danone espera que o Densia aumente as vendas da empresa em pelo menos 20% este ano. "Em 2010, crescemos 20% em vendas, em volume, o que foi um ótimo feito, já que a Danone Brasil tem o compromisso de dobrar de tamanho até 2014", diz Vasques, que não revela o valor das vendas da companhia. Com o resultado, bem acima da média do mercado, que foi de 4,8%, a subsidiária brasileira passou do 8º para o 5º entre as maiores o perações da Danone no mundo. Além do bom desempenho de Activia, com 56% do mercado de iogurtes funcionais, segundo a revista Supermercado Moderno, a empresa comemora o salto de 40% nas vendas em volume de Danoninho, graças a lançamentos como a versão em caixinha, que dispensa refrigeração, e o Danoninho Ice, para ser tomado como picolé.
Fonte: Selectus 3659, 24/02/2011,Valor Econômico

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