Queijos na Nutrição

Prato, mussarela, ou parmesão: saiba as diferenças e como escolher o mais adequado


Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS
 
Apetitosos, mas ricos em gordura saturada. É dessa forma que muitas pessoas enxergam os queijos, mas esse é uma ideia totalmente superada.  Os queijos são uma fonte importantíssima de proteínas e a maior fonte de cálcio e de outros minerais, além de fonte das vitaminas A e D e algumas do complexo B todas indispensáveis em diversas fases da vida. Os lipídios dos queijos são de várias origem, a maioria delas com funções positivas para o organismo.
 
Como todo alimento os tipos e as quantidades a serem consumidas por dia devem ser consideradas dentro de uma dieta saudável – aquela que fornece nutrientes importantes além de saciar a fome.
 
Feitos a partir do leite de mamíferas:  vaca, cabra, búfala, por exemplo, os queijos têm concentrações diferentes de proteínas e lipídios. Sendo os queijos uma forma concentrada de se consumir o leite, quanto mais leite se gasta para fazer um quilo de queijo, maiores serão as concentrações de proteínas, cálcio, vitaminas e lipídios por exemplo.
 
Um dos benefícios dos queijos é a fácil digestão das proteínas,  composta de aminoácidos. De acordo com a nutricionista Flora Spolidoro da Day by Diet, o consumo de um pedaço de queijo, rico em amino ácidos, ajuda a reconstruir o tecido muscular após exercícios físicos.
 
Por ser fácil de digerir e por ter alto valor proteico é um substituto perfeito para quem não come carne.  Na França, como a carne é muito mais cara que no Brasil, os queijos (e os lácteos em geral) são a maior fonte de proteínas da população.
 
São ricos também em vitaminas A, D e E, e minerais como potássio, zinco, iodo e selênio que atuam no sistema hormonal e neurológico e imunológico. Além disso, contém uma quantidade de fósforo importante, atuando na memória e no metabolismo de contração muscular, que é o gasto de energia que a musculatura usa para fazer os movimentos do corpo.  É importante destacar que a vitamina D é lipossolúvel , isso quer dizer que está presente na gordura do leite.  Portanto o consumo de lácteos só desnatados acaba comprometendo o aporte de vitamina D, uma carência que hoje muitas pessoas estão apresentando.
 
Os amantes de queijo podem consumi-lo diariamente , variando entre os diversos tipos. O consumo diário recomendado pela Organização Mundial da Saúde é de 3 porções de lácteos. Conforme o objetivo da sua dieta é recomendável se consumir um ou outro tipo de queijo.  Para pessoas com dieta de restrição calórica, deve haver mais concentração em queijos de baixas calorias como cottage, requeijão, ricota e minas, que também são vendidos nas opções light e zero. Levam menos leite por quilo, portanto também aportam menos de outros nutrientes.  Para aqueles que tem problemas com o tratamento de colesterol alto, também é recomendado um equilíbrio entre queijos mais maturados com ênfase no consumo os frescos de alta umidade e menor sal.  Mas para as pessoas saudáveis todos os queijos são indicados.
 
Para crianças os queijos são importantes no desenvolvimento cerebral, na constituição de ossos e dentes. E lembrar que para adultos, a presença do CLA (ácido linoleico conjugado) é uma boa ajuda no combate ao acúmulo de gordura abdominal.

Regra de outro para todos, é o consumo diário de frutas e verduras e a prática de alguma atividade física que mantenha todos saudáveis.
Confira os valores nutricionais dos principais tipos de queijo com outros alimentos.
 
Aporte médio de cálcio em dietas equilibradas com o consumo de 30g de queijos diversos
 
Porções
3x30g
Cottage
3x30g
Minas Frescal
30g
Mussarela
ou 30g Prato
+
30g
parmesão
+
30g
Cottage
30g
Mussarela
+
30g Parmesão
+
30g
Minas Frescal
150g
Truta
Grelhada
120g
Carne
Grelhada
50g
Ovo
Cozido
Nutrientes
 
 
 
 
 
 
 
Gordura totais  g
3,75
16,5
17,5
21,5
9
8,5
5
Gorduras saturadas g
2,1
11,3
11,5
18,7
2
5,5
1,5
Gorduras trans g
NS
NS
NS
NS
ND
0,5
ND
Colesterol mg
10,5
45
53,5
65
104
120
213
Cálcio mg
60
630
500
690
28,5
5
25
Fonte:  Flora Spolidoro, nutricionista da Day by Diet.
 
 
 


Voltar

ABIQ Associação Brasileira das Industrias de Queijo

Praça Dom José Gaspar, Nº 30, 10º andar
01047-901 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 3259-9213 / 3259-8266 / 3120-6348