Queijos na Nutrição

Queijos e Aumento da Imunidade

01, abril, 2020

Em tempos de extremo cuidado com a prevenção do Corona vírus, uma alimentação saudável sempre é um aliado importante.

 

Dentre o grupo de vitaminas que atua no organismo para aumentar a imunidade, destaca-se a vitamina D. Ela é popularmente conhecida como vitamina, mas na década de 1970, descobriu-se que ela na verdade é um hormônio produzido pelo próprio corpo.
 
Como ativar a vitamina D
 
A principal forma de ativar a vitamina D no organismo é através da exposição solar diária (é essencial), com a ajuda do consumo de alguns poucos alimentos tais como:  peixes gordurosos, óleo de bacalhau, fígado bovino, ovos, cogumelos secos, leite e seus derivados.
 
Como funciona
 
A vitamina D que mais contribui para o aumento da imunidade é a D3, de origem animal. As células que fazem parte do sistema imunológico, como os linfócitos, têm receptores para a vitamina D, que atua no fortalecimento do sistema de defesa, auxiliando na prevenção de doenças.
 
Como o corpo absorve a vitamina
 
A vitamina D é lipossolúvel, ou seja, para ser absorvida no intestino, precisa da presença de gorduras, quando adquirida por meio de alimentos. A vitamina D é presente de forma natural na gordura do leite.  Para ajudar o sistema imunológico é preferível o consumo de lácteos integrais.
Entre os lácteos, manteiga e queijos, por serem fonte concentrada de leite, contribuem colateralmente, para a presença de mais vitamina D no organismo.
 
Dicas finais
 
Agora que você já sabe como funciona, Sol é fundamental. Os raios UVB estimulam na pele a produção de vitamina D. Mas sem protetor solar por 20 minutos, pela manhã ou no fim do dia. 

 E complemente com alimentos fonte de vitamina D3.  Para os lácteos, a recomendação mundial é  de 3 porções diárias.


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