Queijos na Nutrição

Queijos em Dietas Low Carb

07, abril, 2021

Por Mariana Montezzana/ Vida Low Carb

 

 Quando iniciei minha vida low carb, me lembro bem que o que me fascinou não foi tanto a possibilidade de comer bacon, manteiga e carne à vontade…
 
Mas sim a ideia de comer queijo sem neurar com as calorias!
 
Aquela coisa deliciosa, salgadinha e melequenta da qual eu tanto fugia, ficando mais nos queijinhos sem gosto clássicos das dietas de baixa caloria…
 
Agora era totalmente bem vinda para perder o peso que eu queria!
 
Eu recebo várias perguntas sobre queijos e laticínios que mais combinam com a alimentação low carb. A ideia desse artigo é consolidar as respostas para as dúvidas mais comuns sobre o tema.

Queijos Dieta Low Carb: Quais tipos são os MELHORES?

A ótima notícia é que a maioria dos queijos é low carb.
 
A regra geral é que quanto maior o tempo de maturação, menos lactose (açúcar do leite) e portanto menos carboidratos.
 
Isso porque durante o processo de fermentação as bactérias se alimentam da lactose e a transformam em ácido lático. Alguns queijos mais maturados chegam a ter virtualmente zero carboidrato.

Para ajudar a escolher leve em consideração a cor: quanto mais amarelo e duro, mais maturado vai ser, por isso melhor para a dieta low carb.

Os queijos com menos carboidratos mais comumente encontrados no Brasil são:
 
·        Muçarela
·        Prato
·        Provolone
·        Parmesão
·        Gorgonzola
·        Roquefort
·        Brie
·        Provolone
·        Gouda
·        Gruyere
·        Parmesão
·        Camembert
·        Meia cura
·        Coalho
·        Minas padrão
·        Canastra
·        Colonial
·        Queijos de fazenda
·        Queijos sem lactose

Queijos Dieta Low Carb: Quais são MENOS low carb?

Como eu disse, todos os queijos são low carb, uns mais e outros menos. Vamos falar dos que são menos low carb:
 
·        Queijos “de passar” como o requeijão ou aqueles patezinhos de queijo temperado do supermercado
·        Queijos processados, que são os polenguinhos em quadradinhos ou aquelas fatias de queijo mole que vem separadas em plásticos
·        Ricota ou creme de ricota
·        Coalhada
·        Queijo minas frescal
·        Muçarela de búfala
·        Queijo cottage
 
 
O curioso é que esses são os queijos mais populares para quem quer cortar calorias, mas em low carb esse não é o caso.
 
Os queijos mais frescos (menos curados) contêm mais lactose.
 
Dá para comer porque ainda assim são opções low carb e super versáteis nas receitas (especialmente a ricota que faz pastinhas deliciosas), mas enquanto tiver mais peso para perder prefira os queijos mais curados e estabeleça um limite que te dê resultados (precisa experimentar).
 
Os queijos processados ainda são opções low carb, mas nem tanto, já que a lista de ingredientes já é bem maior, com ingredientes que devemos evitar em uma alimentação low carb como o leite em pó.
 
Mas nós todos somos seres humanos e não dá para ser perfeito o tempo todo, então se estocar uns polenguinhos na gaveta do escritório vai evitar que você aceite aquele biscoito recheado do colega ao lado, que seja!
 
Feito é melhor do que perfeito.

E o requeijão e cream cheese, pode?

O requeijão é outro que é um pouco mais processado e tem mais carboidratos, mas é um ingrediente incrivelmente gostoso e prático, então eu sempre tenho um pote na geladeira para dar uma incrementada em alguma receita.
 
O mesmo vale para o cream cheese, que funciona muito para fazer cheesecakes.
 
Sempre escolha as versões tradicionais do requeijão e cream cheese, nada de produtos light, já que nesse caso troca-se a gordura natural dos laticínios que é super saudável e saciante por espessantes como amido que são carboidratos!

Queijos dieta Low Carb: Qual é a quantidade recomendada? Existe limite de consumo?

Não é necessário ir tanto no detalhe a ponto de pesquisar a quantidade de carbos de todos os milhões de tipos de queijo, já que a maioria dos queijos amarelos tem entre 0,5 e 0,8 gramas de carbo por porção 30 gramas (uma fatia).
 
Apesar de ser bem pouco carboidrato, o queijo desperta compulsão em muitas pessoas, principalmente quando é muito usado como petisco ou lanche, nesse caso é fácil chegar no excesso de calorias que pode prejudicar o resultado.
 
Por isso, é interessante estabelecer um limite no consumo, especialmente para quem tem muito peso para perder.
 
O limite de consumo estipulado pelo Dr Atkins para quem tem mais peso a perder é de 115 gramas por dia, o que equivale mais ou menos a 4 fatias do queijo muçarela vendido fatiado no mercado pelas marcas mais populares.
 
Pra mim, isso é mais do que o suficiente para dar aquele toque de “sustança” na comida.
 
Dica para não exagerar naturalmente, sem precisar controlar quantidades: evite usar o queijo como petisco ou escolha um pote pequeno especial pra isso. Deixe para consumir nos pratos ou em sanduíches.
Fonte: www.vidalowcarb.com.br


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