Sobre Queijos

Queijos no Brasil

No Brasil são fabricadas uma grande variedade de queijos, que refletem a nossa própria formação cultural. Há queijos mais tipicamente brasileiros e há outros inspirados nos conhecimentos queijeiros trazidos ao país por franceses, dinamarqueses, italianos e,mais recentemente, queijos introduzidos por hábitos alimentares ingleses e americanos.

As versões originais foram adaptadas às condições e à oferta de leite nas diferentes bacias leiteiras e foram se adequando as preferências do consumidor brasileiro.

O que apresentamos a seguir é uma síntese por ordem alfabética, dos tipos mais comuns encontrados. Pela legislação brasileira, alguns queijos de origem européia apresentam em sua designação no rótulo a palavra “tipo”, para preservar sua designação original ao país que o criou.

Outras informações

Detalhadas informações técnicas sobre classificação, características e processos de produção estão disponíveis para Associados.
 
Fontes:
 
Tecnologia de Queijos – Manual Técnico para a produção industrial de queijos – Múcio Mansur Furtado, João Pedro de Magalhães, Lourenço Neto
O que você precisa saber para armazenar, expor e vender queijos – Tirolez
Manual de Merchandising – fabricação, exposição e corte - Polenghi

Voltar

ABIQ Associação Brasileira das Industrias de Queijo

Praça Dom José Gaspar, Nº 30, 10º andar
01047-901 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 3259-9213 / 3259-8266 / 3120-6348