Receitas e Dicas

Categorias

Queijos

Dicas

Couve flor gratinada com queijo Brie

Brie

Ingredientes

1 couve-flor
50g queijo brie cortado em cubos
30g queijo grana padano ralado
Azeite extra virgem
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Para o molho branco:
20g manteiga
20g farinha de trigo (ou fécula de mandioca)
150g leite
2 ramos de tomilho
1 dente de alho
1 folha de louro
Noz moscada a gosto

Modo de Preparo

Leve o leite ao fogo com o alho, o louro e o tomilho. Quando ferver, desligue o fogo e deixe que o leite esfrie à temperatura ambiente.

Derreta a manteiga e, quando espumar, adicione a farinha, mexendo bem. Despeje o leite aos poucos enquanto bate com um fouet para não empelotar. Quando engrossar, deixe cozinhando em fogo baixo por 5 minutos e tempere o molho branco com noz-moscada, sal e pimenta-do-reino.
Limpe a couve-flor de suas folhas e solte pedaços grandes das flores, retirando apenas o talo central, mas deixando os galhos ainda bem grandes.
Tempere a couve-flor com bastante sal, pimenta e azeite extra-virgem. Esquente bem uma chapa estriada e doure a couve-flor em fogo alto até ficar bem dourada. Também é possível fazer esse passo em uma churrasqueira ou em forno, bem quentes.

Coloque a couve-flor em uma assadeira, regue com um pouco do molho branco, mas sem cobri-la completamente, para deixar ainda umas pontas douradas expostas. Polvilhe com cubos de queijo brie e grana padano ralado (pode usar queijo parmesão ralado). Leve ao forno em temperatura alta até gratinar.

Fonte: Paladar, Estadão


Voltar

ABIQ Associação Brasileira das Industrias de Queijo

Praça Dom José Gaspar, Nº 30, 10º andar
01047-901 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 3259-9213 / 3259-8266 / 3120-6348