Dados preliminares do IBGE mostram recuperação na produção de leite
10, novembro, 2023De acordo com os dados preliminares da Pesquisa Trimestral do Leite do IBGE, divulgados nesta quinta-feira (09/11), no 3º trimestre deste ano a captação formal de leite no Brasil seguiu enfrentando uma recuperação em relação ao mesmo trimestre de 2022. Com uma estimativa de 6,20 bilhões de litros captados no terceiro trimestre, a recuperação anual atingida foi de 0,8%, como mostra o gráfico 1, com uma diferença de mais de 49 milhões de litros de leite.
Gráfico 1. Captação formal: Variação em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.
É importante destacar que os dados para o 3º trimestre, que são prévios, poderão ser reajustados para a publicação dos dados oficiais (que devem ser publicados no dia 07/12).
Apesar das consecutivas quedas nos preços pago ao produtor durante os últimos meses, a queda observada nos insumos alimentares, que representam a maior parcela dos custos de produção de leite, deu certo suporte para que a captação enfrentasse essa recuperação anual.
Além disso, também é preciso levar em consideração que o ano de 2022 enfrentou intensos recuos em seus resultados trimestrais da captação de leite quando comparado com o ano de 2021 (ou seja, a base comparativa é menor). Portanto, apesar da recuperação observada agora em 2023, os níveis de captação se mantêm abaixo do que era observado nos anos de 2020 e 2021 em relação a volume, como mostra o gráfico 2 a seguir.
Gráfico 2. Volume da captação formal de leite no Brasil
Considerando os resultados mensais do 3º trimestre, agosto seguiu sendo o mês de maior volume de captação dentro do trimestre e no ano de 2023, até o momento. Entretanto, foi no mês de julho que foi observada a maior recuperação anual nos meses do 3º trimestre, com uma variação de cerca de 1,5%, sendo cerca de 29 milhões de litros sendo captados a mais no mês em comparação com o mesmo período de 2022.
Os resultados de cada mês podem ser observados na tabela a seguir:
Tabela 1. Captação mensal de leite no Brasil (Prévia)
Apesar dos últimos trimestres deste ano terem sido marcados por um cenário mais desafiador para o produtor de leite, em decorrência dos recuos nos preços recebidos pelo leite, este 4º trimestre de 2023 volta a dar sinais de recuperação do mercado, com reajustes positivos nos preços dos derivados lácteos no atacado e no leite spot, por exemplo. Desta forma, apesar das adversidades recentes, é esperada uma nova recuperação na captação de leite no último trimestre deste ano.
Observação: os dados acima mencionados são em relação à prévia divulgada pelo IBGE. A publicação definitiva, que será divulgada no próximo mês, poderá sofrer alterações.
Fonte: MilkPoint, 10 nov 2023