Granarolo, adquire 60% da Allfood

24, agosto, 2021
Granarolo, adquire 60% da Allfood

Granarolo, o maior operador agroindustrial da Itália, de capital italiano, adquiriu 60% da Allfood, o primeiro importador e distribuidor de produtos típicos europeus para o Brasil.

Trata-se da segunda operação no Brasil nos últimos dois anos por parte do Grupo: no final de 2015, de fato, a Granarolo adquiriu 60% de participação na Yema, sociedade especializada na produção e comercialização de uma vasta gama de produtos caseiros.


Allfood, com sede em São Paulo, tem um portfólio de 200 outros produtos, dos quais 48% são italianos (25% queijo e 75% salame), e 33% de marca própria. A Sociedade conta com um centro logístico de 2.000 metros quadrados e um estabelecimento de duas linhas produtivas, respectivamente, de salame e queijo. “O Brasil – disse Gianpiero Calzolaria, presidente do Grupo Granarolo – representa um mercado estratégico pela presença de uma grande comunidade italiana de 25 milhões de pessoas, que estão, naturalmente, interessadas em produtos italianos; somente o segmento de lácteos vale 23 milhões de euros. É um país com grande potencial: A Yema, em um ano registrou um incremento de 25% em seu faturamento. A atividade da Allfood – conclui Calzolari – se integra perfeitamente com a da Yema; a primeira prevalece a venda para a grande distribuição, enquanto, a Yema vende para os canais foodservice”. A transação proporcionará à Granarolo, através de sinergias entre Yema e Allfood, tornar-se líder na importação de alimentos italianos e europeus para o Brasil, cobrindo todos os canais de distribuição e ter economia de escala. “A escolha desta parceria de um lado dá à Granarolo a oportunidade de entrar mais fortemente no mercado brasileiro, e por outro, reforça a estratégia da Allfood que quer consolidar sua liderança na importação de alimentos europeus para o Brasil”, comentou Luciano Almendary, presidente da Allfood Importação, Indústria, e Comércio S.A. O acesso a novos produtos italianos irá enriquecer nosso portfólio e a nossa oferta ao mercado. Crescerá também a nossa capacidade de servir os sócios brasileiros em todos os canais, tanto no varejo, no comércio normal ou marcas”.

Fonte: Terra Viva, ago 2021