Líder em pizzarias, Laticínio Scala quer se fortalecer também no varejo também no varejo

09, novembro, 2023
Líder em pizzarias, Laticínio Scala quer se fortalecer também no varejo também no varejo

Depois de investir em 2022, R$ 140 milhões em um novo complexo industrial, o Laticínio Scala, de Sacramento, MG, vai se concentrar no aumento da capacidade própria do leite, na gerarão de energia renovável e no fortalecimento de sua atuação no varejo.  

A companhia, que tem receita de cerca de R$ 1,5 bilhão, investirá R$ 50 milhões  na instalação de uma estação de tratamento de efluentes que vai produzir biometano para geração de energia.  A estrutura terá capacidade de 10,8 mil metros cúbicos por dia, ou energia elétrica de 1,5 megawatt (MG).   

“Estamos agora iniciando o investimento. Todo o nosso efluente vai ser tratato. Acho que vai ser um diferencial grande em termos de sustentabilidade ambiental”, disse Marcel Cerchi, diretor executivo do Laticínio Scala e filho do fundador da companhia.  

O Laticínio Scala também investiu uma quantidaade não informada na produção de leite próprio ao construir um galpão que tem capacidade para alojar 450 animais de leite.  Com isso a captação de leite próprio dobrou de 8.000 litros dia para 15 mil litros de leite por dia, com um total de 1.000 animais. Cerchi prevê futuramente a construção de outro galpão que elevará a captação diária de leite próprio para 30 mil litros.

O Laticínio tem hoje capacidade para processar aproximadamente 700 mil litros de leite por dia.  A maior parte é adquirida de 580 fazendeiros parceiros situados nas regiiões do Triângulo Mineiro e Alto Parnaíba, regiões próximas à companhia.  A Scala tem quatro fábricas, três em Sacramento e uma em Salitre de Minas.    

Em 2022 a Scala investiu R$ 140 milhões na instalação de um um novo complexo industrial em Sacramento.  A unidade tem câmara de maturação de parmesão, uma fábrica de fundição de requeijão e, além disso, produz queijo ralado e fracionado.  Com o investimento, a empresa dobrou a capacidade produtiva desses tipos de queijos.  

Além do aporte para aumentar a produção em 2022, a companhia também reestruturou sua área comercial.  Segundo Cerchi, foram ampliadas parcerias no Centro Oeste, Sul e Nordeste do país. O Laticínio focava em pizzarias e restaurantes, mas nos últimos anos tem buscado atender mais os consumidores finais por meio de venda nos atacarejos

A Scala atua no mercado com queijos, requeijão, cream cheese e manteiga, além de contar com uma linha de recheios doces. Os produtos são vendidos em 23 estados, mas a marca é mais conhecida pela comercialização de mussarela, especialmente para pizzarias em São Paulo.

De acordo com o diretor executivo, a companhia prepara uma série de lançamentos para a virada do ano, principalmente em fatiados e fracionados.  “Nosso foco agora é crescer no varejo, principalmente de médio porte”, disse Cerchi.  

A busca por crescimento é ainda mais importante no atual cenário, avalia o empresário. Segundo ele o ano de 2023 tem sido difícil para o setor e a demanda continua reprimida, mas a estratégia comercial permitirá a companhia fechar o período com crescimento de 5% a 7%.  Para o ano que vem a expectativa é de um desempeho parecido com o deste ano, um pouco menor, considerando as perspectivas de um crescimento econômico um pouco mais fraco no Brasil em 2024 versus 2023. A razão, segundo observou Cerchi, é que um aumento no consumo depende de um aumento na renda per capita.

O Laticínio Scala foi fundado a 60 anos pelo imigrante italiano Leonildo Luigi Cerchi.  A empresa começou como uma pequena fábrica de manteiga e se modernizou ao longo dos anos passando a fabricar queijos. Em 1994 foi criada a divisão de nutrição animal SCL Agro, para atender aos fornecedores de leite para o laticínio mas que também fornece ração para gado de corte, aves, suinos e equinos.

Fonte: Globo Rural.com, 07 de novembro de 2023.