O leite também terá um metaverso?

16, março, 2022
O leite também terá um metaverso?

A decisão da Microsoft de investir US$ 64 bilhões em uma empresa de jogos é apenas mais um exemplo recente dos grandes investimentos feitos por gigantes globais de tecnologia em realidade estendida, virtual ou aumentada. Algumas outras empresas mundialmente conhecidas como o Facebook, Microsoft, Nvidia, Google e Apple também investem nesta tecnologia avançada.

Experimentar esse novo mundo exigirá que os consumidores usem headsets de realidade virtual e, até agora, a relutância em fazê-lo é a maior barreira para a adoção. No entanto, muitos esperam que a realidade virtual alcance seus recursos promissores.

Como essa tecnologia revolucionará os negócios de fornecedores de alimentos, restaurantes e varejo? No mundo dos jogos, um metaverso pode integrar espaços virtuais e físicos, bem como economias virtuais.

Popularizado na ficção científica, o metaverso provavelmente se tornou conhecido pelos consumidores tradicionais durante a mania Pokemon Go de 2016, quando as pessoas usavam smartphones para “pegar” pokemons pela cidade. Os jogos Second Life e Fortnite também incluem o conceito de metaverso.

Os desafios centrados na criação de um metaverso incluem as limitações tecnológicas de programação, desenvolvimento de hardware (headset) e os custos de criação e execução de sistemas de realidade estendida (XR). Até agora, as pessoas não usaram óculos ou headsets por longos períodos de tempo, com muitos achando que o equipamento induz náuseas. 

O futuro dos alimentos e a realidade estendida

A maior parte do que você ouve sobre o metaverso pode ser considerado ‘de momento’, mas há cinco áreas em que as ferramentas de realidade estendida (XR) estão começando a fazer uma diferença real na agricultura e na alimentação.

  1. Observação e Visualização

A realidade estendida (XR) permite que os agricultores expandam o que veem com seus olhos para ajudar a visualizar a fertilidade do solo, a qualidade da produção, pragas e doenças em uma fazenda inteira e usar esses dados para selecionar culturas e práticas de gerenciamento ideais.

Em instalações pecuárias internas, realidade aumentada (RA) – que inclui tecnologia que monitora a ventilação, a qualidade do ar e a temperatura; dispositivos de computação, como sensores de animais; e inteligência artificial (IA), como visão de câmera, são combinados para dar aos produtores a oportunidade de monitorar a saúde e o bem-estar animal em tempo real. Ao ar livre, os aplicativos de RA podem rastrear e ajustar os limites digitais para pastagem.

Algumas iniciativas do tipo metaverso na agricultura incluem:

  • SPARKLE (UE) demonstra aplicações XR para agricultura, incluindo monitoramento de fazendas, treinamento de estudantes e trabalhadores e avaliação de ferramentas e equipamentos.
     
  • Os menus QR ajudam a expandir as informações disponíveis para os consumidores. As redes de hambúrgueres Bareburger usam a tecnologia de RA do Snapchat para mostrar imagens hiper-realistas de alimentos. Hololamp é uma máquina de projeção de RA de mãos livres e sem óculos que projeta o menu (com imagens e vídeo) na mesa do restaurante do cliente.
     

    2.Origem dos Alimentos e Ingredientes

Os códigos QR tornaram-se cada vez mais populares em embalagens e menus de alimentos. Aprimorado pela RA, seu smartphone pode fornecer informações sobre nutrição, composição do produto e origem dos produtos lácteos.

Os códigos QR aprimorados por RA permitem que os compradores “visitem” fazendas, aprendam técnicas de culinária e outras atividades. Exemplos incluem:

  • O ABP Food Group e a ASDA no Reino Unido usam Aircards para criar uma experiência de RA interativa e imersiva, demonstrando como cozinhar um bife perfeito como parte de uma campanha maior de educação do consumidor.
     
  • O FarmVR combina GeoAR, Geolocalização, Modelagem 3D, Visualização de Dados e Tours Virtuais de Fazenda para criar um ambiente interativo para informar os consumidores sobre a origem de seus alimentos.
     
  • A experiência aprimorada do aplicativo RA do Patrón Tequila mostra de onde vem o Agave e como fazer a tequila perfeita.
     
  • Os óculos inteligentes Queppelin AR integram observações visuais com informações virtuais em uma plataforma de mãos livres para que os produtores facilitem a tomada de decisões e forneçam aos consumidores informações de “testemunha ocular” sobre suas fontes de alimentos.
     

     3.Treinamento dos empregados

Experiências imersivas de e-learningtransformam o treinamento da equipe, trazendo métodos e técnicas avançadas de precisão para fazendas geograficamente dispersas. Exemplos incluem:

  • Väderstad, cujo aplicativo permite aos agricultores calibrar suas máquinas a partir de seu smartphone, ao mesmo tempo em que facilita e agiliza o treinamento e a familiarização do equipamento.
     
  • A escola de veterinária da Cornell University usa realidade virtual (VR) para ensinar anatomia, permitindo que os alunos experimentem novas técnicas antes de experimentá-las em animais vivos. A Universidade de Liverpool usa modelos interativos de vacas de fibra de vidro com VR para ensinar aos estudantes veterinários o que esperar ao operar.
     
  • O XR está sendo usado para treinamento em segurança alimentar e controle de qualidade.
     

     4. Aumentar a eficiência e a segurança

A tecnologia RA pode ajudar os produtores a selecionar ferramentas e equipamentos ideais para tarefas específicas.

  • Por exemplo, o Nedap CowControl usa o Hololense da Microsoft para que os produtores possam integrar informações digitais com o que veem com os olhos. Usando ações, gestos de mão e comandos de voz, os produtores podem interagir com a tecnologia de forma natural, eficiente e bem-sucedida. Yeppar utiliza AR, VR e realidade mista (MR) para inspeções de campo, atualizações meteorológicas e treinamento agrícola simulado.
     
  • O XR também pode melhorar a segurança da fazenda (incluindo ensinar os trabalhadores da fazenda a lidar com materiais perigosos armazenados) e pode aliviar os desafios das capacidades limitadas de resposta a emergências.
     

     5.Melhorando a experiência do consumidor

A RA focada no consumidor é principalmente sobre contar histórias. Por exemplo, o sistema RA da Augmania combina impressão interativa, demonstrações ao vivo e experiência RA para contar aos consumidores a história de seus alimentos e permite que os clientes criem sua própria experiência RA.

A experiência de realidade virtual Boursin® Sensorium 360leva os clientes a uma jornada pelo processo de produção de queijo. Em uma promoção cruzada, as caixas de cereais Nestlé tinham um QR code vinculado ao filme Rio, por meio do qual os consumidores podiam jogar um jogo de realidade aumentada com Blu, o personagem principal.

Assim, enquanto a explosão do ‘metaverso’ está focada na experiência divertida, o setor agroalimentar está explorando as aplicações práticas da RA.

O Agricultural XR pode ajudar os agricultores a entender e gerenciar melhor os recursos da terra, aumentar a produtividade, melhorar o gerenciamento do tempo, otimizar o treinamento e melhorar a segurança.

O uso de XR no setor de alimentos pode melhorar a experiência dos consumidores de leite, queijo e sorvete, entre outros produtos lácteos, em mercearias, serviços de alimentação e restaurantes. 

Fonte: Dairy Herd Management, traduzidas e adaptadas pela equipe Milkpoint, 15 mar, 2022