Queijos de Leite de Cabra
A produção de leite de cabra no Brasil ainda é pequena e se concentra fortemente no Nordeste e um pouco no Sul e Sudeste. O leite de cabra tem, em média, 12% menos de lactose por xícara do que o leite de vaca, o que ajuda a melhorar a absorção do ferro, e por isso é muitas vezes indicado para quem tem anemia.
Poucas indústrias com SIF fazem produção de queijos de cabra, em geral eles são feitos por pequenos laticínios regionais. Tem sabor mais picante e um aroma mais acentuado. Mas modernas técnicas de produção tem conseguido diminuir a intensidade do sabor e aroma do leite na produção de queijos de cabra. Podem ser 100% puros ou misturados com leite de vaca.
Embora possa fazer queijos de cabra de diversas famílias, as indústrias basicamente produzem queijo de cabra fresco e/ou maturado e feta.
Formas de Uso
Quando frescos podem ser consumido ao natural, mas ficam ótimos amassado com um garfo e temperado com azeite de oliva e ervas frescas (salsinha, cebolinha e até hortelã) ou com especiarias (pimenta-do-reino moída, pimenta rosa ou curry). Quando maturados ou feta podem ser servidos em cubos como aperitivo, em saladas, sanduíches ou como ingrediente no preparo de massas e recheios.