Queijo, o alimento mais apreciado do mundo
03, janeiro, 2024Imagine um planeta cheio de pastos verdes e vacas felizes. É aí que nasce a produção de queijo. O queijo é mais do que um alimento, é uma forma de regressar à fonte, de nos reconectarmos com a natureza e conosco.
De acordo com a FAO, em 2021, foram produzidas mais de 22 milhões de toneladas de queijo em todo o mundo. A União Europeia foi o principal produtor mundial de queijo, com um volume de produção de cerca de 10 milhões de toneladas.
Não existem dados exatos sobre o número de pessoas empregadas na produção de queijo a nível mundial, mas estima-se que o setor dos lacticínios no seu conjunto empregue mais de 240 milhões de pessoas, incluindo produtores, transformadores e comerciantes. A maioria destes empregos está concentrada nos países em desenvolvimento, onde o leite e os produtos lácteos são uma importante fonte de rendimento e de segurança alimentar para milhões de famílias rurais.
Prevê-se que o consumo global per capita aumente 1,4 por cento por ano até 2030, atingindo 6,5 kg por pessoa. Os países com o maior consumo de queijo per capita em 2021 foram a França (26,3 kg), a Islândia (25,9 kg) e a Finlândia (25,8 kg).
O queijo é um alimento tão versátil, tão consumido em todo o mundo e tão apreciado por todos pelo seu sabor único e pela sua capacidade de complementar e dar forma a uma tão grande variedade de pratos, que há restaurantes cujo cardápio é feito do princípio ao fim com queijo. Sim, até as bebidas.
O queijo é um dos alimentos mais apreciados em todo o mundo. Do cheddar ao brie, há uma grande variedade de queijos que podem ser encontrados em todo o lado. Mas porque é que gostamos tanto de queijo?
Em primeiro lugar, o queijo é delicioso. É um alimento versátil que pode ser apreciado por si só ou como ingrediente numa variedade de pratos. Para além disso, o queijo pode ser encontrado em diferentes variedades, texturas e sabores, o que o torna perfeito para qualquer paladar.
Fonte: eDairyNews, 02 Jan, 2024