Tratamento de efluentes inovador para preservar o meio ambiente

08, fevereiro, 2022
Tratamento de efluentes inovador para preservar o meio ambiente

Queijo do Bem: preservando o meio ambiente como estratégia.

Ser responsável por impactos no meio ambiente tem sido um dos valores estratégicos das indústrias de queijo. Exemplo é o tratamento de efluentes. E pra isso valem as mais inovadoras tecnologias que ajudam a preservar o meio ambietne de várias formas. Isso é o que o Laticínios Minas Gerais ( Canto de Minas)  implantou em sua nova unidade.

A Canto de Minas, empresa de laticínios que há 27 anos iniciou suas atividades em Ituiutaba-MG, escolhe novamente a cidade para mais uma novidade: uma nova fábrica para produzir toda a sua linha de requeijões e cream cheese.

Para Geovanny Araújo, Diretor de Operação e Novos Negócios da Canto de Minas, o novo empreendimento de 5.000 m2, localizado no Distrito industrial da cidade, é mais um ponto positivo no desenvolvimento da região e na geração de novos empregos e oportunidades. “Teremos a capacidade de triplicar a produção da nossa linha de requeijões e cream cheese É vantajoso também para a pecuária da região, já que faremos uma maior captação de leite junto aos produtores. Assim, ajudamos a fortalecer a economia local e regional”, explica o Diretor. 

Inovação com responsabilidade sustentável – A Canto de Minas não deixou de lado o investimento em medidas voltadas para a preservação do meio ambiente. Pelo contrário, desde o início do projeto da nova fábrica, especialistas estiveram o tempo todo analisando e direcionando os trabalhos no sentido de ter um empreendimento respeitoso à natureza.

 “Por meio do nosso Projeto “Canto Sustentável”, a nova fábrica conta com uma estação de tratamento de efluentes com processos inovadores e sustentáveis. “Somos a primeira indústria do país a adotar esta solução similar a uma compostagem, na qual se utiliza material biodegradável como serragem e, em complemento ao tratamento, minhocas, para a decomposição da matéria orgânica”, explica Geovanny. 

Com a instalação dessa unidade de tratamento, a empresa prevê a reutilização da água tratada nas áreas verdes da empresa, lavagem de caminhões, entre outras aplicações, reduzindo o consumo de água potável.

“A cada 24 meses de operação, serão geradas entre 30 e 40 toneladas de adubo de alta qualidade, estabilizado e rico em nutrientes”, disse.

Essas e outras iniciativas mostram que Queijo é Bom e Faz Bem (Fev 2021)

Visite nossas redes sociais