Alimentação intuitiva, comer sem restrição alimentos nutritivos
14, outubro, 2022Dieta da Lua, chá emagrecedor, proibição de carboidatos, são muitas as dietas que prometem às pessoas que perderão peso. Para muitas pessoas elas não dão certo ou têm um efeito temporário, o famoso efeito sanfona.
Mas desde 1990, uma nova escola de nutricionistas americanas tem desenvolvido com seus pacientes uma nova abordagem quando se trata de comer: a alimentação intuitiva (intuitive eating). Ela dá permissão para que cada pessoa como o que quiser, sem restrições, mas mediante auto conhecimento, atenção às emoções e aos sinais de fome e saciedade. No Brasil, essa nova abordagem vem sendo adotada por nutricionistas que não acreditam em dietas milagrosas, que fazem os pacientes sofrer de privações e ansiedades.
Na alimentação intuitva, as pessoas são encorajadas a escolher suas refeições a partir de suas preferências, priorizando ingredientes naturais. Sem proibições, as pessoas se sentem menos punidas, sem estress e muito mais propensas a manter uma alimentação equilibrada como hábito de vida. Ninguém vai se sentir culpado se uma dia comer 2 pedaços de pizza ou de bolo recheado. Com treino para perceber suas emoções e suas necessidades de comer e de estar satisfeito, a alimentação intuitiva reforça o conceito de que nenhum alimento é proibido e é possivel ser saudável.
Veja dicas úteis para seguir na prática essa forma comer, sem culpa e com consciência para perder peso e viver saudável:
1. Sintonize-se com seu corpo observando sinais de fome e de saciedade. Não coma por comer.
2. Fome emocional, veja se recorre à comida para compensar, tristeza, frustações, ansiedade. Busque outras alternativas para se livrar dessas sensações como por exemplo uma caminhada, um esporte, um cinema com os amigos.
3. Não fique obcecado pela balançca. Tenha em mente que sua meta é ter uma vida saudável e a perda de peso é só parte disso.
4. Concentre-se na hora de comer: Desligue o celular, a TV. Mastigue devagar e sinta o sabor e a textura dos alimentos. Você vai acabar comendo só o necessário.
5. Planeje-se e coloque na sua rotina, comprar somente alimentos nutritivos mas saborosos.
6. Coma com prazer, qualquer de seja sua escolha alimentar, não demonize nehum alimento
7. Seja gentil com você mesmo, acolha as suas vontades e não se puna se algum dia sair do trilho.
8. Deixe de se comparar com pessoas esqueléticas e deixe de seguir perfis nas redes sociais que promovem o terrorismo nutriicional, que promovem alimentos “vilões” ou “heróis.
9. Para evitar o efeito sanfona, tenha paciência, busque uma mudança sustentável e persisitente.
Lembramos que a ingestão de alimentos ricos em cálcio e proteínas de alto aproveitamento como os queijos, são uma opção gostosa, que acrescenta prazer à suas refeições, ajudam a nutrir e a dar a sensação de saciedade por mais tempo. Inibem a produção de gordura no corpo e assim ajudam a perda de peso em uma alimentaçao equilibrada e consciente.
Fonte: Em paz com a Comida, Bem Estar, O Estado de São Paulo, 17 de setembro de 2022 e nutricionista Sophie Deram, autora do livro O Peso das Dietas, 2014