Diversificação ou queijos magros: um balanço dos fatos

27, dezembro, 2018
Diversificação ou queijos magros: um balanço dos fatos

O valor nutricional dos queijos não tem a ver com sua cor. O valor nutricional dos queijos é dado pela quantidade de leite que é utilizada para produzir um quilo de queijo e da quantidade de umidade (soro de leite) que o queijo retêm em sua massa.

Por exemplo para produzir um queijo minas frescal são consumidos em média 6,5 litros de leite, enquanto que para se produzir um queijo prato ou uma mussarela são consumidos de 9 a 9,5 litros de leite. Um quilo de queijo parmesão leva ao redor de 13 litros de leite e o que poucos sabem é que queijo parmesão é produzido com leite desnatado.

Os queijos amarelos são amarelos por causa do corante natural de urucum que lhes dá a cor e não acrescenta nenhuma caloria. É só uma tradição da indústria queijeira.

Dentro desse contexto, lembramos que a ABIQ recomenda o consumo diário de 3 porções de lácteos seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde. Entretanto os valores nutricionais dos queijos não devem ser medidos individualmente mas sim dentro de uma dieta equilibrada.

Veja como ter uma alimentação balanceada com diversos tipos de queijos e outros alimentos. O importante é variar a composição da sua alimentação para garantir um aporte variado de nutrientes.

Os queijos foram calculados com 3 porções diárias de queijos diversos e uma porção de outra fonte de proteína na sua porção habitual de consumo.

Comparativo de Nutrientes entre Diferentes Dietas com Queijos e com Outros Alimentos