Princípios de uma alimentação nutritiva e adequada
27, dezembro, 2018Alimentação adequada e estilo de vida ativo, que devem ter início na infância são as melhores garantias de crescimento saudável com menor risco de desenvolvimento de doenças em todas as fases da vida.
O Brasil, desde a década de 40 vem vivenciando o aumento de mortalidade por doenças crônicas não transmissíveis e causas externas. Assim passam a ser preocupantes os índices de morbidade e mortalidade por doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, obesidade, câncer e osteoporose.
Em praticamente todas estas situações, as intervenções dietéticas são de fundamental importância, Praticar uma alimentação saudável e equilibrada, que forneça todos os nutrientes necessários ao crescimento e a manutenção do organismo só depende de:
- Escolha de uma variedade de alimentos que garanta o fornecimento de proteínas, carboidratos, vitaminas, minerais, gorduras e fibras de uma forma adequada;
- Consumo de alimentos em quantidades suficientes para atingir as quotas diárias de todos os tipos de nutrientes;
- Fracionamento das refeições em vezes suficientes, objetivando o atendimento das necessidades de apetite e da maturidade ou capacidade do aparelho digestivo;
- Ingestão de refeições em ambiente tranqüilo;
- Apresentação de refeições coloridas, com consistências variadas, servidas mornas e úmidas;
Uma outra maneira muito utilizada para orientação alimentar tem sido o uso da pirâmide alimentar, onde os alimentos estão agrupados de acordo com seu nutriente principal.
Uma outra maneira muito utilizada para orientação alimentar tem sido o uso da pirâmide alimentar, onde os alimentos estão agrupados de acordo com seu nutriente principal.
Deste gráfico, depreende-se a recomendação de uso em maiores freqüência e quantidades dos alimentos localizados na base da pirâmide e de menores freqüências e quantidades daqueles localizados no seu ápice. No mais, indica a principal contribuição em nutrientes dos alimentos demonstrados, como segue:
Cereais, pães, raízes e tubérculos: fonte de carboidratos e portanto de energia, devem predominar na alimentação de crianças e adultos.
Frutas, legumes e vegetais folhosos: fontes de vitaminas (principalmente A e C), minerais e fibras, são importantes na defesa e no bom funcionamento do organismo.
Carnes, ovos e leguminosas: fontes de proteínas, vitaminas (principalmente do complexo B) e minerais (ferro), são importantes principalmente na fase de crescimento e desenvolvimento da criança.
Leite, queijos e iogurte: fontes de proteínas, vitaminas (principalmente A, D, E, K) e minerais (cálcio e fósforo), importantes para o crescimento e fortalecimento dos ossos.
Gorduras e açúcares: fontes de energia devem ser consumidas com moderação