Queijos Regina aposta em revitalização de marca com nova identidade visual e lançamento de novas categoria de produtos

09, novembro, 2023
Queijos Regina aposta em revitalização de marca com nova identidade visual e lançamento de novas categoria de produtos

Linha profissional Food Service e Queijos Especiais chegam para contribuir com o incremento de vendas projetado pela marca para 2024, uma das mais antigas na produção de lácteos no Brasil.

São 108 anos de história, uma trajetória que começou com o comércio atacadista e a produção de sabão em Carangola, Minas Gerais. A Barbosa & Marques, conhecida no segmento lácteo como detentora da marca e fabricante dos produtos Queijos Regina trilhou por diferentes atividades até chegar nos dias de hoje, uma empresa familiar que tem a quarta geração no comando de uma das mais respeitadas marcas de laticínios do Brasil.

Do beneficiamento de café ao açúcar, da fabricação de glicerina ao macarrão, aos poucos a empresa deixou de ter atividades distintas para se concentrar na produção de laticínios, tornando-se uma das indústrias de lácteos mais diversificadas do país.

Em janeiro próximo, quando comemora 109 anos, toda a identidade visual da marca estará alinhada à uma nova comunicação, lapidada às características atuais dos produtos e perfil dos consumidores de diferentes regiões a que hoje se destina, e também a novos públicos que deseja conquistar. 

Para reforçar o seu posicionamento, a empresa fez também um estudo profundo de marca, resultando na criação de novas categorias que tornou o seu portfólio ainda mais abrangente, com diversificação de processos e estilos: Queijos RaladosQueijos Tradicionais (prato, mussarela, minas padrão, provolone, reino, cheddar, provolone) Spreads (manteigas, requeijões, cremes de ricotas, nata e cream cheese), Leites UHT e as novas categorias:  Queijos Especiais (gouda, edam, emmental, suíço, quartirolo, azul, brie, estepe e parmesão), e também a linha profissional Food Service (Queijo Ralado 1kg, Requeijão e Cheddar Bisnaga 400g e 1,5kg, manteiga 500g).

“Queremos nos aproximar de novos públicos e conquistar novos mercados, garantindo a tradição e a qualidade na produção, principais valores da marca”, comenta Sérgio Mobaier, CEO da empresa.

A nova identidade de marca Regina – que em italiano significa Rainha – moderniza e reforça os principais assets da marca: o logo, “Regina”, aparecem com novas fontes que permitem uma versão mais moderna e destacada. A tradicional coroa, mais sofisticada nessa nova versão, ganha a inserção do dourado, enfatizando a qualidade superior dos produtos e a memória da marca. E, por fim, as próprias cores nas embalagens, conferem uma agradável sensação de identidade e conjunto característicos ao portfólio Regina de sempre, em laranja e azul.

Atualmente, Queijos Regina tem sua concentração de vendas na região Nordeste – top of mind na categoria Queijos Especiais – e Estado do Rio de Janeiro. Hoje, traça novas estratégicas com redes supermercadistas (pequenas e grandes contas) e trabalhos dirigidos para a entrega direta e/ou através de distribuidores, para aumentar suas vendas no Estado de São Paulo e regiões Centro Oeste e Sul do país.

São Paulo, novo alvo no marketshare

Com as ações de final de ano, a empresa começa a sinalizar seus esforços para um trabalho mais dirigido ao mercado de São Paulo, capital e interior, com a implantação de novas políticas comerciais e ações de trade marketing focadas para posicionar Queijos Regina entre as grandes marcas do segmento.

“Preparamos uma estrutura comercial específica para atender ao mercado de Estado de São Paulo, com filial, centro de distribuição, equipe própria e políticas alinhadas às peculiaridades de vendas e perfil dos clientes desse estado. Nossa estratégia é garantir atendimento para as redes de super e hipermercados (regionais e nacionais) e ampliação no canal indireto através de distribuidores e atacados, comenta Raphael Espinosa, Diretor Comercial da Queijos Regina.

Trajetória da Barbosa & Marques, mais de 100 anos de história

O atacado e as representações comerciais sempre estiveram presentes entre as principais atividades da família, reunindo compra, beneficiamento, comércio e exportação de café; refinação de açúcar; produção de glicerina e massas e até suinocultura, que chegou a representar a segunda maior do estado de Minas na época.

Porém, foi a indústria de laticínios, que começou em 1934 com uma parceria para a produção de manteiga, que se tornou alavanca propulsora do maior negócio da Barbosa & Marques, a fabricação de lácteos. Em 1940 teve início a fabricação de queijos e no início dos anos 50 o investimento afunilado para a captação e industrialização do leite.

Em 10 anos a fabricação de queijos superou a de manteiga, incentivando a diversificação na produção de queijos e aprimorando trabalhos dirigidos à padronização e qualidade dos processos fabris nos anos 70. A modernização e mecanização das fábricas ganhou força nos anos 80 com o início da produção de leite pasteurizado e UHT e o lançamento de creme de leite e bebidas lácteas. Nos anos 90 foi pioneira na implantação de resfriamento de leite nas fazendas no Estado de Minas Gerais, e completando o portfólio passou a produzir leite em pó e leite condensado nos anos 2000. 

As marcas Total (leites UHT)  e a Caprilat (leites UHT e em pó e manteiga) também pertencem hoje à Barbosa e Marques. Atualmente, a Barbosa & Marques mantém suas linhas de produção concentradas em Minas Gerais, nas unidades de Governador Valadares e Águas Formosas, com distribuição de produtos para todo o Brasil, destacando os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro e a toda a região Nordeste do país como seus principais mercados consumidores.

Fonte: lis@leadcopress.com.br