Dicas para escolher um bom queijo para o Natal

Dicas para escolher um bom queijo para o Natal

Com tantos queijos, você precisa entender pelo menos um pouco sobre cada tipo para levar um produto de qualidade para casa.

Então vão aí algumas dicas para te ajudar a escolher o queijo certo para esse Natal.

Queijos frescos: Fique atento ao prazo de validade. Por não serem maturados, observe o prazo de validade e mantenha sempre sob refrigeração.  Evite comprar se estiverem ressecados, amarelados, com sinal soro turbo ou odor ácido.

Queijos de mofo branco:  Aprecie conforme sua preferência.  Até 15 dias de maturação o sabor é bem suave, a massa firme e a casca branca aveludada.  De 16 a 30 dias, tem sabor típico que lembra cogumelo Paris, massa cremoso e casca aveludada podendo já ter alguma coloração alaranjada.  Com mais de 31 dias, até o fim da validade, o sabro fica amonical, a massa bem cremosa e a casca bastante alaranjada.  Mas se estiver dentro do prazo de validade, todas essas transformações são normais.  Em geral de 16 a 30 dias de maturação é o sabor mais apreciado no Brasil. 

Queijos semi duros:  Você pode escolher um Gouda, Prato Esférico ou Estepe.  A textura é sempre macia e o sabor suave.  Se tiverem olhaduras (aqueles buracos na massa), espere um queijo mais adocicado.  Observe a validade.  Se estiverem ressecados ou com mofo, escolha outro.

Queijos duros: Como o queijo Parmesão e o Queijo Reino, são ideais para quem gosta de queijos com personalidade.  São queijos de longa maturação, por isso são mais salgados.  Se for usar uma boa quantidade ralado em receitas, pode diminuir a quantidade de sal no prepare.  Embora queijos duros, não devem estar ressecados. 

Queijos azuis:  O mais conhecido são os Queijos Gorgonzola. Verifique sempre a validade e se a embalagem está sob refrigeração. É normal um queijo mais cremoso e com bastante veios azuis.  Mas rejeite se estiverem soltando muito soro ou se a casca estiver amarelada, pegajosa, sinal de que ficaram fora da refrigeração.