Dicas para uma lancheira nutritiva e divertida

Dicas para uma lancheira nutritiva e divertida

A volta às aulas sempre traz a preocupação de garantir uma alimentação saudável longe de casa tendo que equilibrar o que é bom para a saúde e o que as crianças gostam.

Uma boa alimentação infantil é aquela que fornece os nutrientes essencias para o crescimento e o bom desenvolvimento físico e intelectual das crianças.

Em meio a tantas novas dietas há nutrientes fundamentais que não podem ser deixados de lado na lancheira das crianças.  

As proteínas são um dos nutrientes mais importantes para o seu crescimento e desenvolvimento, pois fazem parte da estrutura de órgãos vitais, contribuem para a construção de músculos, do corpo e são necessárias para o aprendizado e desenvolvimento de tarefas cognitivas.

Entre outra funções, o cálcio nessa fase é essencial para a formação de bom dentes e cartilagens e da massa óssea que terá repercurssões pela vida afora. Sem falar do papel de outros minerais como o potássio e o fósforo.

Também todo mundo sabe da necessidade da vitaminas A para a visão, da D para a imunidade e o papel das vitaminas do complexo B. Por exemplo, a vitamina B2 exerce função importante na produção de energia e no crescimento durante a infância.

A nutricionista Flora Spolidoro lembra que a alimentação tem que ser variada, dividida em pequenas porções e  divertida, tanto na escola como em casa. Para ela, utilizar queijos diferentes são uma maneira prática e recomendada de suprir nutrientes fundamentais já que eles são um super alimento como fonte relevante de proteínas, minerais e vitaminas. É só usar a imaginação e contar com eles para lancheiras e lanches gostosos, apetitosos e nutritivos.

Queijos de sabor suave como queijo Prato, Minas Padrão, Mussarela e Requeijão são os preferidos pelas crianças. Cortados em fatias, em cubinhos, em formatos de bichinhos, em espetinhos ou em sanduiches são uma forma segura de garantir proteínas, cálcio e vitaminas para as crianças. Em meio às brincadeiras, os queijos contribuem para as crianças desenvolverem altura, ossos e dentes saudáveis e para receberem amino ácidos importantes para suas funções cerebrais.

Veja como os queijos mesmo em  lanches simples e práticos ajudam na nutrição da garotada.  Duas fatias médias ou 30g em pedaços fornecem boa parte do cálcio e das proteínas que as crianças devem consumir por dia.

E como em toda dieta equilibrada é recomendado combinar queijos com frutas frescas ou sucos naturais para aumentar os tipos de nutrientes que completam as necessidades das crianças.