Todo leite dá bom queijo

Todo leite dá bom queijo

Leite de vaca, cabra, búfala ou ovelha. Todo bom leite pode virar um bom queijo.

Os queijos são alimento milenar. Dizem que surgiram há mais de 10 mil anos. E os primeiros e rudimentares foram de leite de cabra, quando se iniciou a domesticação dos animais.

Queijos são a forma natural e saudável de se preservar o leite fresco – altamente perecível, transformando-o em alimento nutritivo e gostoso.

Cada país e mesmo cada local tem seus queijos mais típicos, em geral ligado ao rebanho, ao clima e a pastagem predominante na região, ou no “terroir“ como dizem os franceses.

O passo essencial   para se ter um bom queijo é se ter um bom leite, de animais saudáveis, bem tratados e que sua coleta e transporte sigam as boas práticas, não importa o animal de origem. Queijos com o carimbo do SIF são inspecionados quanto a diversos parâmetros e são todos feitos a partir de leite pasteurizado.

No Brasil, o rebanho mamífero predominante é o de vacas leiteiras, pelos quatro cantos do País. Mas temos rebanhos de búfalas, cabras e de ovelhas, cujo leite também dá origem a ótimos queijos com suas características típicas e diferenciadoras. 

Os queijos de leite de vaca são mais conhecidos. Podem ser frescos ou maturados, espalháveis, macios ou de textura mais firme.

Os queijos de cabra e de ovelha em geral apresentam-se com sabor e odor caracteristicos, ligeiramente acidificados, devido presença maior de alguns ácidos graxos naturais em sua composição. Os queijos de ovelha normalmente são do tipo semi macios e os de cabra podem ser de frescos a maturados.

Os queijos de leite de búfala em geral são do tipo fresco ou de massa filada. 

Os queijos variam no teor de proteínas, de minerais e mesmo de gordura. E por serem frescos os maturados podem variar também no teor de lactose.  Para saber os teores nutricionais de cada queijo, não importa o tipo de leite, consulte os rótulos dos produtos, pois tudo depende da raça do animal, como foram criados e do tipo de queijo em que se transformaram.