Simplificar e focar: conheça a estratégia da Danone para crescer

06, novembro, 2023
Simplificar e focar: conheça a estratégia da Danone para crescer

Antoine Riboud fez um discurso emblemático durante um fórum organizado pela federação francesa de empregadores, em outubro de 1972, em Marselha.

então CEO da Danone resgatou o contexto social e político da época para provocar reflexões sobre o papel do empreendedorismo na sociedade. Defendeu a responsabilidade das empresas no progresso econômico, social e ambiental, em conceitos considerados à frente do seu tempo. “A responsabilidade corporativa não termina no portão da fábrica ou na porta do escritório”, disse Riboud, no que ficou conhecido como O Discurso de Marselha.

A partir das palavras do executivo, a companhia estabeleceu um projeto de duplo propósito, em que vincula seu sucesso financeiro ao progresso do entorno. Virou uma espécie de mantra da gigante francesa de alimentos. Está enraizada na cultura da empresa.

Mais de meio século depois daquela manifestação histórica, Edson Higo, CEO da Danone Brasil, passa a seus 3,5 mil colaboradores os ensinamentos de Riboud: “Temos um portfólio saudável para as pessoas e para o planeta”, disse à DINHEIRO o executivo, que coloca em prática os ideais do discurso cinquentenário para colocar o País entre os destaques globais da Danone.

Globalmente, a empresa faturou 27,6 bilhões de euros em 2022, com lucro líquido de 959 milhões de euros. A rentabilidade do primeiro semestre deste ano já superou o período inteiro de 2022: 1,1 bilhão de lucro líquido, para uma receita de 14,1 bilhões de euros.

Puxada pelo Brasil, a América Latina registrou vendas 11,7% mais altas, superior à média global de 7,8%. A meta é continuar a evoluir em dois dígitos até 2025. Já a produtividade por aqui foi recorde, com aumento na casa dos 8,1%, a melhor da companhia em todo o mundo.

Números e desempenho que levaram o CEO global da Danone, Antoine de Saint-Affrique, a citar a região na conferência sobre os primeiros seis meses deste ano.

O executivo abordou, inclusive, a reorganização da companhia ao se desfazer de alguns negócios e focar em outros, o que chamou de aceleração da racionalização do portfólio. “No Brasil, descontinuamos o negócio de águas com margens baixas e licenciamos o de leite sob a marca Paulista, o que nos permitirá concentrar recursos na parte de maior valor agregado e lucrativa do portfólio”, disse Saint-Affrique. Desde setembro de 2022 a empresa não produz mais a água Bonafont no Brasil. E os produtos de leite da marca Paulista passam para a Laticínios Tirol em 1º de dezembro.

Fonte: edairy News, 04 novembro 2023