Veneza fecha acordo e passa a fazer parte da Coopeavi
08, março, 2019Duas cooperativas capixabas concretizaram a união de seus negócios ontem com o objetivo de ampliar o mercado, modernizar as atividades e ter mais competitividade. A Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi) incorporou a Cooperativa Agropecuária do Norte do Espírito Santo (Veneza). As negociações vinham sendo realizadas desde o final de 2018.
Segundo fontes ligadas ao setor, a estratégia garantirá a permanência de ambas no mercado. O relatório da incorporação das cooperativas feito pela SomosCoop ressalta que a Veneza não está “quebrando” mas apresenta um balanço saudável, mas conta “com poucos recursos para investimentos no médio e longo prazos. “Com a incorporação pela Coopeavi a Veneza pretende aumentar a competitividade com a injeção de recursos no seu capital de giro, que permitirá ampliar sua atuação em outras regiões do país em que hoje ela não opera, e ainda melhorar a assistência ao cooperado no campo”, explica o texto.”.
“A atividade vai mudar para melhor, com mais capacidade de investimentos, expansão e lançamento de produtos, tornando o setor mais competitivo. O leque ampliado de produtos e serviços da Coopeavi trazem muito mais oportunidade para os nossos associados”, com essa frase o Presidente da Veneza, José Carnieli ratificou a força do Cooperativismo, mostrando que a união fez com que as duas cooperativas, agora integradas, possam ser um grande motor para o desenvolvimento econômico do Estado.
O superintendente do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos deOliveira, também enalteceu a iniciativa, “Nasce uma nova cooperativa, mais forte, com maior musculatura, que com certeza trará bons resultados para os seus associados e para a sociedade. É uma ação que tem total apoio e participação efetiva da OCB na assessoria e nas orientações técnicas, jurídicas, fiscais e contábeis”, garantiu.
Já o presidente do Sicoob e entusiasta do Cooperativismo mostrou confiança e exaltou o momento: “A importância de uma cooperativa juntar-se a outra baseia-se nos princípios do cooperativismo, a gente se junta para resolver problemas comuns, enfrentar as dificuldades. Essa união da Coopeavi e Veneza só vai fortalecer os cooperados, fazendo uma cooperativa muito mais forte”, comemorou.
Bento, atuante no cooperativismo de crédito, relatou a integração conduzida por ele. “Temos esse exemplo, nós juntamos cooperativas de crédito de Linhares e Rio Bananal e hoje o Sicoob é essa potência, referência no Brasil. Estou otimista e à disposição nesse momento”, revelou.